Nova reunião aborda ações no rio Paraíba
Mário Sérgio Júnior 19/04/2018 18:41 - Atualizado em 20/04/2018 17:07
Secom - SFI
A secretária de Meio Ambiente de São João da Barra, Joice Pedra, irá participar de mais uma reunião, nesta sexta-feira (20) às 14h, na Secretaria de Estado do Ambiente para tratar assuntos relacionados às intervenções a serem realizadas no rio Paraíba do Sul. A primeira reunião aconteceu no último dia 13.
Também estarão presentes na reunião desta sexta representantes do Porto do Açu, Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj).
As intervenções, de acordo com a secretaria municipal de Meio Ambiente, são de desobstrução do canal existente em ilha no leito do rio, para o restabelecimento do fluxo d´água na margem direita e melhoria da captação para abastecimento da população, e de desassoreamento do trecho do canal na margem direita da Foz, permitindo a acessibilidade das embarcações de pesca.
A Uerj, atendendo a recomendação do Ministério Público Federal, fará monitoramento ambiental da área, antes, durante e após as execuções das intervenções; e a empresa Porto do Açu contratará os serviços especializados que serão atestados pela secretaria municipal de Meio Ambiente. A Secretaria de Estado do Ambiente direcionará os recursos financeiros da compensação ambiental.
Na primeira reunião realizada com o subsecretário estadual do Ambiente, Rafael Ferreira, a secretária Joice Pedra também abordou a importância da contratação do serviço de elaboração do EIA-Rima do anteprojeto de Contenção e Restauração da Praia de Atafona, estudo que também será realizado por medidas de compensação ambiental.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS