Recurso de prefeita de Italva contra cassação está no TRE
Suzy Monteiro 21/03/2018 22:35 - Atualizado em 22/03/2018 15:30
Já está no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o recurso da prefeita de Italva, Margareth do Joelson, e do vice Bruno Silva de Souza, o Bruninho, contra a decisão do juiz eleitoral Rodrigo Pinheiro Rebouças, que cassou os mandatos de ambos. O relator no TRE será o desembargador eleitoral Raphael Mattos, escolhido por sorteio nesta quarta-feira. A Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) é movida por Leonardo Orato Rangel, o Léo Pelanca (PSC), que concorreu a prefeito em 2016 e perdeu por uma diferença de 141 votos. A Folha não conseguiu contato com a prefeita ou sua defesa na noite desta quarta.
Segundo a sentença de primeira instância, proferida em dezembro do ano passado, ficou comprovado que houve promessa de emprego para eleitores em troca dos votos na prefeita e no vice e, ainda, que houve pagamento de exame médico em troca de pedido de votos.
Em entrevista anterior, o advogado Carlos Eduardo Ferraz, que representa Léo, disse que a Justiça foi feita com a condenação.
- Estava claro que ocorreu compra de votos, através de promessas. Isso influenciou diretamente na eleição e conseguimos comprovar isso - afirmou o advogado.
Apreensão - Três dias antes da eleição de outubro de 2016, a Justiça Eleitoral realizou busca e apreensão na casa da então candidata e descobriu mais de duas centenas de bonecas. Segundo denúncias, elas seriam distribuídas em troca de voto. Também foram encontrados títulos de eleitor e até contas de luz.
Durante as investigações, testemunhas afirmaram que receberam benefícios e promessas de emprego para votarem na prefeita eleita, sendo que ainda era exigida uma extensão - que fosse conquistado o voto dos familiares e amigos.
Margareth do Joelson foi a candidata eleita em Italva, com 41,26% dos votos. Ela é esposa de Joelson “Disco”, ex-prefeito da cidade que não pôde concorrer por estar inelegível à época. Em segundo lugar, ficou o candidato Léo Pelanca, com 39,68%. O então prefeito, Leozinho do Banco, obteve 15,58%, em terceiro. E um quarto colocado, João Matos, 3,48%. O município possui 11.205 eleitores.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS