Chuvas voltam a atingir Campos e afetam trânsito e comércios
Jonatha Lilargem e Ana Laura Ribeiro 21/03/2018 10:24 - Atualizado em 22/03/2018 13:52
Rua Espirito Santo
Rua Espirito Santo / Antonio Leudo
A quarta-feira (21) começou chuvosa na cidade de Campos e na região. Ruas de vários bairros ficaram rapidamente alagadas. Algumas casas foram invadidas pela água, mas não houve registro de emergências. De acordo com o coordenador da Defesa Civil Municipal, major Edison Pessanha, o município está em estado de atenção. Em uma hora, das 8h30 às 9h30, o pluviômetro, localizado no pátio do órgão, marcou 31 mm, quando o previsto para todo o dia era de 20 mm. O trânsito ficou lento em diversos pontos. Em São Fidélis, houve deslizamento de terra na RJ 158 (Campos-São Fidélis)
Na região central, o tráfego pela ponte Leonel Brizola foi impedido pelas águas. Trechos da avenida Alberto Torres, principalmente entre a antiga estação ferroviária e a Igreja do Saco, e o cruzamento entre as ruas Rocha Leão, Conselheiro Thomaz Coelho e Espírito Santo que ficaram alagados. O major Edison Pessanha informou que o órgão recebeu chamados de moradores dos bairros Novo Jóquei e Parque Santa Rosa.
— Desde a semana passada, todos os dias, a Prefeitura está atuando nesses bairros para drenar a água. No Santa Rosa, o trabalho está próximo de ser concluído e bomba ser instalada em breve. Chove bastante nesta manhã, em Campos e vários municípios da região, e a previsão é de que chova durante toda esta quarta. O tempo continuará instável até sábado — disse. Pessanha destacou ainda que, por se tratar de uma planície, quando há maior quantidade de chuva em um curto espaço de tempo, como acontece nesta quarta, acontecem alagamentos na cidade. 
O movimento do comércio também foi afetado pela chuva. Algumas bancas do Mercado Municipal foram atingidas pela água. Outros estabelecimentos comerciais nas principais ruas do Centro, como João Pessoa e José Alves de Azevedo, chegaram a fechar as portas. O tempo chuvoso também afastou os clientes e, consequentemente, as vendas foram menores em relação aos outros dias, conforme afirmou a comerciante Kíssila Ribeiro. “O problema é que a venda cai porque chuva afasta os clientes. Muitos deixam de sair”, afirmou.
  • Avenida Alberto Torres

    Avenida Alberto Torres

  • Ponte Leonel Brizola

    Ponte Leonel Brizola

  • Ponte Leonel Brizola

    Ponte Leonel Brizola

  • Rua Rocha Leão

    Rua Rocha Leão

O aposentado José Ferreira Nunes afirmou que é sempre ruim sair de casa em dias de chuva porque as ruas ficam alagadas de forma rápida e o trânsito fica “sem condições de tráfego quando tem temporal”.
De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a quarta-feira permanecerá chuvosa e com temperaturas entre 23ºC e 33ºC. As chuvas devem continuar nesta quinta-feira (22), com variação de temperatura entre 23ºC e 29ºC. Segundo o site Climatempo, a expectativa é de que o tempo melhore apenas no domingo (25).
Caminhão prancha auxilia travessia de veículos em área alagada da RJ 180
Após alagamento da RJ 180 devido às fortes chuvas na região serrana do Imbé, o Departamento de Transportes, da Prefeitura de Campos, disponibilizou um caminhão prancha para auxiliar na baldeação de veículos de médio porte à comunidade Quilombo, em Dores de Macabu. De acordo com o diretor do Departamento, Pedro Paulo Pessanha, a ação já dura 10 dias e continuará durante a drenagem natural do local.
— A comunidade ficou ilhada e nós estamos auxiliando a atravessar os carros pela RJ 180, que está alagada em um de seus trechos. A ação teve início no dia 9 deste mês após chuvas em toda a região — comentou Pedro Paulo.
Deslizamento de terra em São Fidélis — Outra cidade que foi bastante afetada pela chuva foi São Fidélis. Ruas de diferentes bairros também ficaram alagadas e foi registrado até um deslizamento de terra na RJ 158 (Campos-São Fidélis), mas nenhum veículo foi atingido e ninguém ficou ferido. De acordo com a Defesa Civil, as áreas mais atingidas pelo temporal em São Fidélis são o Centro e os bairros Montese, Barão de Macaúbas, Vila dos Coroados e Penha. Algumas residências foram invadidas pela água.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS