Rosinha: improbidade e quadrilha, diz CPI
Suzy Monteiro 21/03/2018 11:05 - Atualizado em 22/03/2018 15:28
Rosinha Garotinho
Rosinha Garotinho / Folha da Manhã
Depois da CPI da Odebrecht, a Comissão Parlamentar de Inquérito das Rosas, que investigou contrato da empresa Emec com a Prefeitura de Campos, na gestão de Rosinha Garotinho, também teve seus trabalhos concluídos. Nas mais de sete mil folhas está sugerida a investigação da ex-prefeita Rosinha por crimes como formação de quadrilha, concurso de pessoas, crime contra o procedimento licitatório, fraude em licitação e improbidade administrativa. O presidente da Câmara, Marcão Gomes (Rede), explicou que o relatório será encaminhado às autoridades para investigações que acharem necessárias.
O relatório também traz a sugestão de investigação dos ex-secretários Suledil Bernardino (improbidade), Zacarias Albuquerque, Edilson Peixoto, Cesar Romero e Jorge Willian Pereira Cabral (formação de quadrilha, crime contra o procedimento licitatório, dispensa de licitação, dar causa à prorrogação contratual, durante execução dos contratos, celebrados com o Poder Público sem autorização em lei, improbidade). E, ainda, o empresário Fábio Saad Jugen (crime contra o procedimento licitatório e improbidade administrativa). Fábio é proprietário da Emec e chegou a ser preso temporariamente em abril de 2012, no município de Presidente Kennedy, no Espírito Santo, durante a Operação Lee Osvald, realizada pela Polícia Federal. Na mesma operação, o então prefeito da cidade, Reginaldo dos Santos Quinta, foi preso sob a acusação de fraudes em licitações.
Na ocasião, o Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) teria apontado diversas fraudes em contratos com a Emec e, em julgamento, que ocorreu em 2015, o plenário da Corte de Contas proibiu a empresa de realizar novos contratos com o poder público.
A CPI das Rosas investigou contrato da Prefeitura de Campos durante a gestão da prefeita Rosinha, entre 2011 e 2016, com a Emec Obras e Serviços Ltda, no valor total de R$ 76.150.706,73, para manutenção civil e paisagística de canteiros, parques, praças, jardins e afins.
A primeira fase da CPI contou com a análise de documentos, além das diligências e as oitivas de testemunhas. Dez pessoas foram ouvidas presencialmente e três não compareceram, entre elas, a própria ex-prefeita Rosinha.
Compõem a CPI das Rosas os vereadores Fred Machado (PPS), presidente; Cláudio Andrade (PSDC), relator; Neném (PTB), Marcelo Perfil (PHS) e Silvinho (PRP), como membros.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS