Entidades aprovam teto do IPTU
Paulo Renato Porto 28/02/2018 21:44 - Atualizado em 02/03/2018 13:45
Representantes de entidades de classe do setor produtivo de Campos consideraram oportuna a decisão do prefeito Rafael Diniz (PPS) em definir um teto para a correção das alíquotas do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). A medida, anunciada pelo chefe do Executivo na última terça-feira, será encaminhada para apreciação da Câmara de Vereadores e estabelece limite máximo de 10%, mais a correção da Unidade Fiscal de Campos (Ufica) de 6%.
O presidente regional da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), Fernando Aguiar, entende que a medida foi acertada e lembrou que a carga tributária, em muitos casos, já chega perto de 50% do Brasil.
— Foi uma medida acertada do prefeito, que inclusive saiu de uma proposta feita por nós da Firjan em uma das reuniões. Reconhecemos que com o passar do tempo há, sim, a necessidade de correção das alíquotas nos tributos, mas que seja feita de forma escalonada durante o ano, não tudo de uma só vez para não onerar em demasia o setor produtivo que já tem uma carga de impostos de quase 50%— afirmou.
— Há os que afirmam que estamos chegando ao limite de nossa capacidade de contribuir com os tributos, mas eu entendo que já até ultrapassamos esse limite— afirmou ainda.
A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) expressou também seu contentamento em relação à medida através de uma nota de reconhecimento assinada pelo presidente Joílson Barcelos, publicada no site da entidade na internet.
— O projeto sobre o reajuste do IPTU contém parâmetros bastante razoáveis, além da correção da Ufica. Ao mesmo tempo, o prefeito mostra grande espírito publico ampliando de nove mil para 40 mil o número de imóveis isentos deste tributo. No bojo do projeto também estabelece um desconto entre 10% a 15% para o contribuinte que pagar o tributo em cota única — acrescentou.
Já o presidente da Associação Comercial e Industrial de Campos, José Luiz Escocard, aprovou o pronunciamento do prefeito Rafael Diniz, que está conseguindo colocar em prática suas propostas de campanha.
— O aumento de até 10% mais correção da Ufica de 6%dado para o IPTU é considerado justo para os campistas e o setor empresarial que enfrentaram um ano de 2017 de aguda recessão — disse o presidente da entidade.
José Luiz destacou, ainda, que quem optar em retirar o boleto no próprio site da Prefeitura de Campos e pagar em cota única, poderá ser beneficiado com um desconto de 15%. “O projeto ainda vai beneficiar cerca de 40 mil famílias que ficarão isento do imposto, superando aos 9 mil do ano anterior”, finalizou o presidente da Acic.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS