Tradição e devoção em Santo Amaro
Jhonattan Reis 12/01/2018 19:24 - Atualizado em 16/01/2018 15:51
Festa de Santo Amaro
Festa de Santo Amaro / Divulgação
A 285ª edição da Festa de Santo Amaro, tradição na Baixada Campista, segue neste domingo (14) e termina nesta segunda-feira (15). A programação religiosa começou no último dia 6. A primeira atração de domingo é a missa do Novenário, às 19h. Depois, às 21h, tem levantamento do mastro. Já na segunda, dia do padroeiro, ponto alto da festa, estão na programação durante madrugada, manhã, tarde e início de noite: alvorada, às 5h; missas em vários horários (3h, 5h, 7h, 9h, 11h, 13h e 17 h); desfile de bandeiras, às 13h; tradicional Cavalhada, às 15h; e procissão, às 18h30. Encerrando a 285ª festa, tem show com padre Max e banda às 21h. Segundo a Prefeitura, o esquema de apoio para quem for participar da “Romaria do Caminho de Santo Amaro 2018”, entre a noite de domingo e a madrugada de segunda já está montado.
Segundo a assessoria da Diocese de Campos, a apresentação do padre Max Barreto e sua banda será de evangelização com músicas religiosas, mas num ritmo animado e inovador. Com 12 anos de sacerdócio, o padre Max resolveu investir na carreira musical e hoje sua carreira conta com um CD (“Servo Por Amor”) e um DVD, intitulado “Pe. Max — 10 Anos de Ministério”, gravado ao vivo na comemoração de seus 10 anos de ordenação sacerdotal. Em seus trabalhos, reúne faixas com canções tradicionais e uma participação inédita do cantor evangélico Danilo Neves, compositor de uma das faixas.
Do último dia 6, quando teve início a programação, até sábado (13), houve missas do Novenário todos os dias, às 19h. No domingo da semana passada (7), aconteceu a terceira edição da Cavalgada da Fé. Os cavaleiros da Baixada, que se concentraram em Mussurepe, cavalgaram por 7 km até o distrito de Santo Amaro. Após chegar em frente à igreja do padroeiro, fizeram uma oração e receberam a bênção junto aos animais.
Tradição — A Cavalhada de Santo Amaro é um dos últimos eventos — e um dos mais esperados — da Festa de Santo Amaro. O evento é uma representação do conflito entre mouros e cristãos e foi trazida para Campos pelos monges beneditinos. A encenação, que foi realizada pela primeira vez em 1736, é motivada pela paixão do Rei Mouro. Ele se encanta com a filha do Rei Cristão, que se opunha à união do casal, sendo o combate vencido pelos cristãos.
No ano passado, milhares de pessoas estiveram presentes na Cavalhada de Santo Amaro, que, na ocasião, começou pouco depois das 15h, com a caminhada dos cavaleiros do local de concentração até o “campo de batalha”, com mouros de vermelho e cristãos de azul.
Romaria — A superintendência de Entretenimento e Lazer e a Diretoria de Turismo da secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico informaram que está pronto o esquema de apoio para quem for participar da “Romaria do Caminho de Santo Amaro 2018” entre a noite deste domingo e a madrugada de segunda. Nesta 285ª edição da festa do padroeiro da Baixada, foi ampliada a estrutura para os romeiros, ao longo dos cerca de 40 quilômetros do percurso, na RJ-216 (Campos-Farol).
— Teremos três pontos de apoio. Os estandes serão montados no BPRv (Batalhão de Polícia Rodoviária) e nas localidades de Mineiros e Baixa Grande — afirmou o diretor de Turismo, Junior Lucena, acrescentando que nos postos serão distribuídas frutas e água aos romeiros.
O serviço de apoio estará disponível a partir das 18h de domingo até as 2h da madrugada de segunda.
Às 18h de domingo, o guia de turismo, Everaldo Reis, vai sair da igreja do Santíssimo Salvador, local do início da romaria, até a avenida 28 de Março, passando informações sobre o patrimônio histórico do município no trajeto.
O público estimado para todos os dias da Festa de Santo Amaro juntos é de 100 mil pessoas.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS