Movimento intenso no litoral de São Francisco de Itabapoana
Julia Beraldi 13/01/2018 16:14 - Atualizado em 16/01/2018 16:01
Com os dias ensolarados de janeiro, a opção tem sido as praias da região. Seja com a família ou com amigos, o importante é aproveitar a estação mais quente do ano. Na praia de Santa Clara, litoral de São Francisco de Itabapoana, o movimento tem sido intenso aos finais de semana. O comércio do lugar é um dos setores que mais lucra com número de veranistas.
Conhecida por ser uma praia com águas calmas, Santa Clara tem agradado quem visita o local. Os banhistas já adotaram maneiras de curtir a praia, sem passar fome, principalmente aqueles que levam as crianças. Além de consumir em comércios locais, que estão preparados para receber uma demanda maior nesta época, alguns grupos optam por levar seus próprios alimento e poder aproveitar o maior tempo possível no litoral.
Com as altas temperaturas do verão, todo cuidado é pouco para garantir que um verão saudável. O guarda-sol e o protetor solar são indispensáveis na hora de ir curtir a praia. José Luís Domingos, que veio de Itaperuna, levou os filhos e os sobrinhos para a praia, mas garantiu a segurança dos pequenos.
- O cuidado com a segurança é essencial, principalmente quando tem criança. Por isso procuramos ficar próximo dos guarda-vidas e também existe muita preocupação quanto ao sol. Então sempre trazemos o protetor solar e o guarda-sol –, explicou ele.
A praia também é conhecida por ser um lugar bastante procurado pelos mineiros. Não é preciso andar muito para logo encontrar um mineiro curtindo o dia de sol. O corretor de seguros, Wanderson Martins, foi com a família prestigiar a região. O visitante ele faz uma observação em relação ao litoral.
- Essa é a primeira vez que venho, mas a minha família vem há anos, porque possui casa aqui. Dizem que é a primeira impressão que fica, então, pretendo voltar muitas vezes porque adorei a praia e o local. A única coisa que deixou a desejar foi a coleta do lixo na praia –, disse.
Para driblar a crise, o comércio precisou se reinventar e nas regiões praianas não foi diferente. Em Santa Clara, os vendedores procuram a melhor maneira para vender seus produtos, como é o caso do comerciante Ledilson Carvalho, que possui um trailer na praia há sete anos.
“O movimento tem se mantido durante os anos. Neste ano, o verão será mais curto, então, o movimento deve ser maior porque as pessoas vão procurar curtir ao máximo. Mas, para manter o movimento, eu busco sempre oferecer um produto de qualidade com um preço acessível. Tenho observado que mesmo durante a semana o movimento permanece, aumentando no final”, ressaltou o comerciante.
Os salva-vidas explicam que os cuidados permanecem os mesmos de todos os anos. Alexandre Souza, supervisor dos agentes em Santa Clara, orientou sobre os cuidados.
- É essencial que as pessoas procurem ter atenção ao entrar no mar, se possível ficar próximo a um salva-vidas e perguntar como está o mar para que nenhum imprevisto aconteça – , disse.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS