Criança com suspeita de meningite em SFI
12/01/2018 18:06 - Atualizado em 16/01/2018 16:00
Unimed - Campos
Unimed - Campos / Antônio Leudo
A secretaria de Saúde de São Francisco de Itabapoana investiga um suposto caso de meningite. O paciente é uma criança que foi identificada pelas iniciais J.L.T.R. e, de acordo com nota emitida pela pasta, não houve a confirmação conclusiva para diagnóstico de meningite, “sabendo-se, contudo, que foi descartada a hipótese diagnóstica para a meningite do tipo menigocócica”.
Segundo a secretaria de Saúde, o paciente é morador de Guaxindiba e está internado no Hospital Unimed, em Campos, com quadro clínico estável e respondendo bem ao tratamento. A pasta informou ainda que soube do caso de forma extraoficial e, imediatamente, realizou contato com o Hospital Unimed e buscou todas as informações referentes ao quadro clínico do paciente e, em especial, sobre as evidências sugestivas para o quadro de meningite.
“Seguindo os protocolos e diretrizes do Ministério da Saúde, que determinam a notificação imediata de ocorrência de casos de meningites, a Secretaria Municipal de Saúde manteve contato com o Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Estadual de Saúde com o objetivo de transmitir as informações referentes às evidências sugestivas para o quadro de meningite e, principalmente, para deliberar sobre a necessidade da adoção de medidas de profilaxia junto à população”, dizia a nota ao acrescentar que o Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Estadual de Saúde reiterou a necessidade de que o caso fosse conduzido com estrita observância das diretrizes definidas do Ministério da Saúde. “Assim sendo, a decisão pela necessidade da adoção de medidas de profilaxia junto à população estaria condicionada à confirmação conclusiva do diagnóstico de meningite”.
A secretaria de Saúde ressaltou ainda que não há indícios de nenhum surto da doença no município. “A secretaria municipal de Saúde tranquiliza os munícipes e veranistas, informando que não há qualquer apontamento indicando a existência de surto de meningite no Município de São Francisco de Itabapoana”. (M.S.) (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS