Mendonça divulga nota informando que recebeu Vorcaro 'uma única vez'
02/09/2026 10:12 - Atualizado em 02/09/2026 10:16
Ministro André Mendonça
Ministro André Mendonça / Reprodução rede social
O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), divulgou uma nota nesta quarta-feira (2) na qual confirma que se reuniu com Daniel Vorcaro, ex-dono do Banco Master, no início do ano passado, para tratar de um caso sobre precatórios em julgamento no Supremo.

"O ministro André Mendonça esclarece que recebeu o empresário Daniel Vorcaro uma única vez, em março de 2025, por iniciativa do próprio empresário, e que se limitou a ouvi-lo", diz a nota, que reforça:
"No mesmo mês, atendeu também o advogado do empresário, e ainda mantém, nos registros do gabinete, os memoriais escritos recebidos por ocasião do encontro".

A manifestação do ministro foi divulgada após publicação do site ICL Notícias revelar que o advogado Ciro Rocha Soares, próximo de Vorcaro, enviou uma mensagem ao banqueiro discutindo um suposto encontro com Mendonça.

A reunião ocorreu antes de o ministro virar relator do caso Master na Corte, em fevereiro de 2026.

Segundo o G1, as conversas foram retiradas do celular de Daniel Vorcaro, apreendido pela Polícia Federal (PF) durante a Operação Compliance Zero.

Escândalo do Master
Relator das apurações envolvendo fraudes do Banco Master, o ministro André Mendonça sugeriu em decisão divulgada nesta terça-feira (1º) que os novos elementos apresentados pela Polícia (PF) sobre o caso sejam avaliados pelo plenário da Corte. Mendonça retirou o sigilo de um procedimento no qual foi anexado um relatório da PF. O documento revelou mensagens que mostram a relação do banqueiro Daniel Vorcaro com o ministro do STF, Alexandre de Moraes, e o Procurador Geral da República (PGR), Paulo Gonet.
A Procuradoria-Geral da República (PGR) também se posicionou e pede a nulidade do relatório da Polícia Federal. A PGR aponta que a investigação de Mendonça e os elementos colhidos sofrem de "dupla nulidade". Para o procurador-geral da República, Paulo Gonet, a ordem dada à PF para investigar pessoas específicas, sem pedido da PGR ou da própria polícia, excede os limites de competência do ministro na fase pré-processual.
No dossiê da PF, Gonet também é citado. Ele teria pedido a Vorcaro para bancar ida do filho para Londres. "Segundo a PF, o advogado Ciro Soares mandava mensagens e fotos do chefe do Ministério Público Federal para Vorcaro, e articulou evento em Londres com autoridades do Judiciário", informa o site Poder360.

Agora, a decisão de submeter o caso ao plenário depende dos ministros e do presidente do STF, Edson Fachin.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS