Operação Rastreio: sete celulares são recuperados e devolvidos pela Civil de Guarus
O Governo do Rio de Janeiro devolveu, na última terça-feira (22), 1,4 mil celulares recuperados pela Secretaria de Polícia Civil aos seus proprietários. A restituição é mais uma etapa da Operação Rastreio, iniciativa do Estado para combater a cadeia criminosa que envolve a subtração e a receptação de aparelhos móveis. Cerca de 700 celulares foram entregues na Cidade da Polícia, 400 na Baixada Fluminense e 300 na Região Metropolitana e no interior. Em Campos, aproximadamente sete celulares foram recuperados e devolvidos pela Polícia Civil de Guarus.
Os demais celulares apreendidos desde o início da Operação Rastreio estão sendo periciados e as investigações seguem para identificar e localizar os verdadeiros donos. No fim de junho, a Polícia Civil fez uma grande ação de devolução de aparelhos produtos de crime que estavam em posse de terceiros. Na ocasião, cerca de 3 mil novos usuários dos dispositivos foram comunicados que deveriam devolvê-los em um prazo de até 72 horas. Aproximadamente 1 mil pessoas procuraram as delegacias para fazer a entrega voluntária. Quem não colaborou será indiciado pelo crime de receptação.
Além de focar na repressão aos crimes, a Operação Rastreio trabalha para mudar a cultura a respeito da compra de celulares. No dia 1º de julho, a Polícia Civil lançou o aplicativo Celular Seguro RJ, que permite o cadastro de IMEIs e a consulta de possíveis restrições aos telefones. Essa é uma ferramenta para que as pessoas possam checar a procedência do celular antes mesmo da compra, e é abastecida em tempo real, com dados de registros de ocorrências.
Com informações do Governo do RJ