Imóvel com risco de desabamento é interditado no centro de Campos
Júlia Alves 23/07/2025 08:30 - Atualizado em 23/07/2025 08:32
Júlia Alves
O aumento no número de imóveis e terrenos abandonados em Campos tem sido observado nos últimos anos, principalmente no centro de Campos. Entre eles, está uma casa antiga localizada na rua Treze de Maio, com risco de desabamento, conforme divulgou o colunista da Folha da Manhã, Saulo Pessanha. A situação causa preocupação a todos que passam pela área de grande movimentação devido ao risco de desabar e atingir alguém.
A equipe de reportagem da Folha esteve no local, onde foi verificada a interdição da calçada com sinalização de faixas de alerta, além de um cartaz colado na janela escrito: "Cuidado! Mantenha distância". Mas, mesmo com o aviso, algumas pessoas têm passado pelo pequeno espaço que sobrou na calçada, enquanto outras desviam o caminho pela rua, disputando espaço com os carros.
Júlia Alves
“Uma prática adotada pelos proprietários é a colocação de cartazes alertando para o risco. Não basta. Caso desmoronem vão atingir pedestres avisados ou desavisados. Na Rua 13 de Maio, um pouco antes da Siqueira Campos, uma casa, antiga, mostra uma fitinha de alerta. O imóvel exibe, até pelo seu estado, um sério risco de desmoronamento. Se ruir, e atingir pessoas, não vai surpreender”, escreveu Saulo.
Rosana Pacheco é licenciada em Geografia e passa pelo local com frequência. Ela comenta que percebeu a presença das faixas nesta segunda-feira (21), mas que a placa com o aviso já estava há um tempo no local.
“Hoje, eu achei estranho essa faixa de interdição e até voltei para olhar, porque não estava assim. A gente fica triste por ver um patrimônio assim nesse estado, por causa da falta de cuidado também. Mas eu não posso criticar a família, porque não tenho propriedade para saber das condições reais deles para manter o imóvel e pagar as contas, envolve todo um processo, né? Às vezes, a gente acha bonito o imóvel, mas não sabe quanto custa para manter. Essa deterioração e tijolos aparente é coisa recente. Mas é um patrimônio que a gente não gostaria de ver se perder assim", comenta Rosana.
Neste ano, de janeiro até agora, já foram notificados 1795 imóveis em estado de abandono, segundo informou a Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública. Enquanto no ano passado, 1.035 imóveis foram identificados. Entre as formas de punição pelo abandono, está a aplicação de multa com valor entre 25% do salário mínimo até 10 salários mínimos aos proprietários.
A Folha entrou em contato com a Prefeitura de Campos para saber mais sobre a situação do imóvel. Em nota, a Defesa Civil informou que fez vistoria técnica no imóvel, sendo constatado desplacamento de reboco, fissuras e rachaduras aparente.
"Devido ao estado de abandono, o imóvel apresenta risco para a integridade física de transeuntes. Foi feito o isolamento da área pela Defesa Civil e como o imóvel está na lista de tombamento, o relatório foi encaminhado para o Conselho de Preservação do Patrimônio (COPPAM)", disse a nota.
Ao finalizar, a Defesa Civil comentou ainda que tentou encontrar informações sobre o responsável pelo imóvel na Secretaria de Fazenda, mas não acharam os dados dele no boletim cadastral.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS