Maria Laura Gomes e Júlia Alves
- Atualizado em 30/06/2025 18:29
Foto: Rodrigo Silveira
Após período de obras, a Estrada dos Ceramistas, localizada na RJ-238, em Campos, foi reaberta para o tráfego na tarde desta segunda-feira (30). A via, que é um importante acesso para motoristas e indústrias da região, agora funciona em sistema de “pare e siga” enquanto as intervenções continuam.
A liberação parcial da estrada era aguardada por motoristas e moradores como forma de aliviar o fluxo de veículos em outras regiões da cidade. Já a liberação total da via está prevista para ocorrer até o final de 2025, segundo o Departamento de Estradas de Rodagem do Rio de Janeiro (DER-RJ)
João Miguel Vasconcelos, de 65 anos, é caminhoneiro há mais de trinta anos e defende que a liberação da estrada deve acontecer o quanto antes, por representar um alívio tanto para os profissionais que estão a trabalho quanto para o trânsito da cidade.
“Eu sou caminhoneiro e estou indo ao centro da cidade. Resolvi passar por aqui hoje para ver se a estrada já está liberada. Isso aqui é um alívio para a gente, porque gastamos pouco tempo aqui. A estrada é boa e tranquila. É uma necessidade tanto para a gente quanto para os motoristas, porque dá uma folga no trânsito da cidade e a gente também consegue chegar no nosso destino com mais rapidez”, explica.
Foto: Rodrigo Silveira
João comenta ainda uma situação que passou na semana passada devido a um acidente na cidade que acabou causando grande congestionamento. Ele relata que os motoristas não têm outras opções de desvio para desafogar em situações como essa.
“Na sexta-feira, eu estava vindo de viagem de Rio das Ostras. Quando cheguei em Campos, houve um acidente perto do antigo Shopping Boulevard. Eu estava lá às 18h e fui chegar em casa às 22h. Atrasa todo o trânsito e você não tem por onde escapar. Eu gastei mais tempo nesse trecho aqui na cidade do que na viagem”, relata.
A reabertura parcial foi anunciada oficialmente pelo presidente do DER-RJ, Pedro Henrique de Oliveira Ramos, durante reunião realizada no último dia 17 com a diretoria da Firjan Norte Fluminense. O encontro contou com a presença do presidente da entidade, Francisco Roberto de Siqueira, do vice-presidente Tieres Rodrigues, dos conselheiros Wanderson de Sousa — representante de empresas do Porto do Açu — e Mateus Henriques, presidente do Sindicato dos Ceramistas de Campos, além da equipe técnica da Firjan.