Vacina contra a gripe em Campos alcança apenas 23% do público
- Atualizado em 30/05/2025 17:18
O imunizante está disponível em 40 salas de vacinação
O imunizante está disponível em 40 salas de vacinação / Foto: Divulgação




A cobertura vacinal contra a gripe em Campos, entre os grupos prioritários, atingiu apenas 23,07% do público-alvo, de acordo com dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde nesta sexta-feira (30). Desde o início da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza de 2025, em 7 de abril, foram aplicadas apenas 45.691 doses do imunizante. A meta estabelecida no município é imunizar 90% da população alvo, que, somando todos os grupos prioritários, é de 198.013.

A Secretaria de Saúde reforça a necessidade de prevenção contra a Influenza (gripe) por meio da vacinação, especialmente durante este período de elevada incidência da doença. O assessor técnico de Imunizações, Leonardo Cordeiro, destaca que a patologia pode ser fatal, principalmente para os grupos mais vulneráveis, como gestantes, idosos, crianças e pessoas com comorbidades. “O vírus da gripe pode ser agressivo e levar a complicações graves, inclusive óbito. A cobertura vacinal está baixa e há doses disponíveis nos postos de saúde do município, inclusive com horários estendidos. O apelo é para que a população aproveite a campanha nacional e se vacine”, orientou.
Locais de vacinação
A imunização está disponível para crianças a partir de seis meses de idade e não há limite de idade. “É recomendado que os pais tragam seus filhos para atualizar o cartão de vacinação e também se vacinem”, finalizou o assessor técnico. No ato da vacinação é necessário apresentar documento com foto, CPF, cartão SUS e a caderneta de vacinação, no caso das crianças e adolescentes. Para os imunocomprometidos é obrigatório o laudo médico que comprove a condição.

Sabendo a relevância da vacinação contra a gripe, o médico nefrologista Javier Bazan esteve no Centro de Imunização para receber sua dose anual. “Sempre falo para os pacientes sobre a importância da medicina preventiva, que é o ponto mais importante do Ministério da Saúde e um enorme benefício para a população, já que a vacina está disponível gratuitamente pelo SUS. Portanto, compareçam aos centros de vacinação e aproveitem essa oportunidade”, salientou.
Fonte: Secom Campos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS