Maria Laura Gomes
30/05/2025 16:32 - Atualizado em 30/05/2025 17:06
Foto: Rodrigo Silveira
O Estádio Ary de Oliveira e Souza, o tradicional Aryzão, está oficialmente liberado para receber jogos oficiais organizados pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj). A última pendência para a reabertura era o aval da Vigilância Sanitária, concedido após vistoria realizada na última quinta-feira (29).
Durante uma inspeção realizada no estádio, a Vigilância identificou algumas exigências simples, como a instalação de sabonete líquido, toalhas sobre as pias, substituição de lâmpadas, entre outras. As solicitações foram prontamente atendidas, permitindo a liberação do estádio.
A diretoria do Americano, em parceria com o Goytacaz, realizou uma série de melhorias no local. As ações incluíram tratamento do gramado, lavagem e higienização dos vestiários e arquibancadas, além da regularização de laudos obrigatórios.
Apesar da liberação, o Americano ainda não poderá mandar o próximo jogo no Aryzão devido ao regulamento geral das competições da Ferj, que exige um prazo mínimo de cinco dias para mudança do local da partida. Assim, a expectativa é que o clube retorne a Campos já na sexta rodada, no dia 7 de junho, para enfrentar o Petrópolis. Neste sábado (31) o Americano jogará contra a Cabofriense, às 15h, em Cardoso Moreira, em jogo válido pela Série A2.
Segundo Sérgio Alves, presidente do Goytacaz, a parceria entre os clubes foi essencial para a reabertura do estádio. Ele destacou o empenho de Vagner Xavier — torcedor, ex-presidente do Americano e atual diretor da empresa Limport — que esteve à frente das ações de recuperação do gramado e de melhorias nas dependências internas. Importante ressaltar que os laudos foram cumpridos pela diretoria do Goytacaz junto ao Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.
“Fizemos uma negociação com o Vagner, ele colocou os funcionários dele junto com os nossos, pintamos o piso do vestiário, fizemos a limpeza e ficou muito bom. Já encaminhamos os laudos à federação, e o estádio está liberado. O Goytacaz está com todas as licenças em dia e pronto para receber jogos. O povo tem que ir assistir”, afirmou Sérgio. Apesar do esforço conjunto, o técnico do Americano, Hermes Júnior, ainda não aprovou completamente o novo gramado.
O Goytacaz, que deve retornar às atividades oficiais em setembro, já tem o Aryzão como casa confirmada para a sequência da temporada. Com a estrutura renovada e os laudos em dia, o estádio está novamente à disposição do futebol campista.