Éder Souza e Pedro Figueiredo
30/05/2025 14:52 - Atualizado em 30/05/2025 17:29
Fotos: Rodrigo Silveira
Fotos: Rodrigo Silveira
Fotos: Rodrigo Silveira
Fotos: Rodrigo Silveira
Fotos: Rodrigo Silveira
O velório do Dom Roberto Gomes Guimarães, bispo emérito de Campos, foi iniciado na tarde desta sexta-feira (30) na Catedral Basílica Menor do Santíssimo Salvador, em Campos. O corpo, que veio de Itaperuna, chegou por volta das 14h. Sob forte comoção e com padres de toda a região da Diocese de Campos, o corpo do bispo foi levado até a frente do altar.
Fiéis de toda a região lotam a Catedral de São Salvador. "Dom Roberto foi um bispo muito querido em Campos. Assim como eu, muitos receberam essa notícia com tristeza, mas também com uma sensação de paz porque ele descansou e Nossa Senhora o recebeu no céu, ele está nos braços do Pai nesse momento", lamentou Eleonora Ribeiro, fiel da Catedral.
Bispo Roberto Gomes Guimarães
/
Diocese de Campos
Nesta sexta, estão programadas cinco missas. No sábado (31), outras três celebrações serão realizadas, sendo que após a missa das 10h30, presidida por Dom Roberto Francisco, será iniciado o processo de sepultamento do corpo do bispo emérito, na cripta da Catedral. O velório foi iniciado na noite de quinta-feira (29) na Igreja Matriz São José, em Itaperuna, com uma grande quantidade de pessoas, entre leigos e membros do clero.
Dom Roberto faleceu na manhã desta quinta-feira (29) em sua residência no Parque Leopoldina, onde recebia cuidados paliativos desde julho de 2024. A Diocese de Campos, por meio de nota oficial, lamentou profundamente a perda e destacou a trajetória de fé, dedicação e serviço do bispo emérito.