Durante as atividades pelo Dia Mundial da Água, celebrado neste sábado (22), o Centro de Educação Ambiental (CEA) Prata Tavares, vinculado à Subsecretaria Municipal de Meio Ambiente, promoveu uma visita de crianças assistidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) a Estação de Tratamento de Água (ETA) do bairro Coroa, espaço da concessionária Águas do Paraíba.
A visitação, nessa sexta-feira (21), teve como objetivo mostrar aos assistidos o processo de tratamento da água oriunda do Rio Paraíba do Sul para o uso e consumo dos campistas, além da importância da conservação do manancial. Participaram da visita cerca de 30 crianças assistidas do SCFV de Custodópolis, Parque Guarus e Penha.
“Um dos temas que são abordados nas unidades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos é o meio ambiente. Recebemos esse convite especial do Centro de Educação Ambiental para essa visita, porque a água que a gente consome em Campos vem do Rio Paraíba do Sul. Na Estação de Tratamento, as crianças puderam aprender sobre como a água chega do rio, ainda sem ser tratada, passa por todo aquele processo até chegar às nossas casas para ser consumida. Além disso, elas puderam ter mais informações sobre os hábitos que a gente pode ter em casa para economizar água, já que vivemos uma crise hídrica que é um dos maiores desafios do século XXI”, disse a técnica responsável pelo SCFV, Deborah Carvalho.
O SCFV, equipamento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, acontece nos territórios dos 15 CRAS do município e desenvolve suas atividades com base na defesa e afirmação de direitos, capacidades e potencialidades dos seus usuários, promovendo acolhida nos espaços municipais, de convívio familiar e comunitário, estimulando o desenvolvimento das crianças, adolescentes e adultos.
O Centro de Educação Ambiental (CEA) Prata Tavares é um espaço aberto para visitas do público em geral de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. O CEA, que fica na Avenida Senador José Carlos Pereira Pinto, no Parque Calabouço, em Guarus, conta com diversas espécies de plantas nativas e frutíferas e oferece visitas guiadas, palestras, oficinas, entre outras atividades. Grupos interessados em conhecer o CEA, como escolas e ONGs, podem fazer agendamento através do telefone (22) 98102-0558.