Polícia Federal apreende 50 toneladas de pescado irregular em Cabo Frio
Gabriel Torres - Atualizado em 22/03/2025 13:32
Corvina apreendida em Cabo Frio
Corvina apreendida em Cabo Frio / Foto: Divulgação
A Polícia Federal apreendeu cerca de 50 toneladas de corvina pescados de forma irregular nesta sexta-feira (21), nas imediações da Ilha do Papagaio, em Cabo Frio. O pescado estava em uma embarcação industrial que utilizava equipamento proibido (rede de cerco), na Reserva Extrativista de Arraial do Cabo, em desacordo com a legislação ambiental. O mestre do barco declarou à PF que a retirada do peixe teria sido realizada em Angra dos Reis.
A embarcação e cerca de 750 metros de rede de cerco foram apreendidas, enquanto as 50 toneladas de corvina serão doadas para asilos, Igrejas, orfanatos, instituições de caridade e para a população carente da Região dos Lagos.
De acordo com a legislação ambiental vigente, é proibida a captura e transporte da espécie corvina por embarcações cerqueiras no Mar Territorial e Zona Econômica Exclusiva - ZEE das regiões Sudeste e Sul.
Apreensão
Após receberem informações sobre a presença de um barco que estaria navegando com a referida carga dentro da Reserva Extrativista de Arraial do Cabo (Resex), os policiais acionaram os agentes do ICMbio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), para auxiliar no monitoramento da embarcação com o rastreamento por satélite, que confirmou a informação.
Embarcação apreendida
Embarcação apreendida / Foto: Divulgação
Devido às condições climáticas, as equipes da PF e do ICMbio decidiram abordar a embarcação somente nas imediações da Ilha do Papagaio, localizada em Cabo Frio, aguardando a mesma ancorar, facilitando a entrada dos policiais no barco para a fiscalização.
Após a verificação da existência do pescado no porão da embarcação, constatou-se também que a retirada do peixe teria sido realizada em Angra dos Reis, segundo declaração do próprio mestre do barco, que afirmou ter ciência da proibição da atividade praticada. Em seguida, o mestre da embarcação foi conduzido até o Posto da PF em Cabo Frio para os procedimentos de praxe.
Fonte: Ascom

ÚLTIMAS NOTÍCIAS