Fim de aplicativo gera insatisfação
Folha1 07/07/2021 08:32 - Atualizado em 08/07/2021 11:36
Aplicativo facilitava vida de usuários do transporte coletivo
Aplicativo facilitava vida de usuários do transporte coletivo / Divulgação - Prefeitura de Campos
Aliado dos usuários do transporte coletivo, o Mobi Campos foi suspenso em abril deste ano, depois de quase dois anos oferecendo gratuitamente o serviço de monitoramento dos ônibus e vans da cidade em tempo real. O cancelamento do serviço desagradou quem já estava acostumado a ter o transporte na palma da mão.
De acordo com o criador do programa, professor Ítalo Matias, o Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) não teve interesse em renovar a parceria técnica com a Universidade Candido Mendes (Ucam), responsável pelo desenvolvimento do aplicativo.
— Em janeiro, o IMTT entrou em contato comigo para saber como era o funcionamento do aplicativo, mas depois não deu retorno. Em março ou abril, busquei o instituto para discutir a manutenção do programa, mas eles não demonstraram interesse em manter a parceria — ressaltou Ítalo.
O aplicativo monitorava por GPS os veículos que compõem o sistema de transporte do município em seus trajetos, permitindo ao passageiro estimar o horário de chegada do veículo ao seu ponto de interesse e evitar espera desnecessária.
— Achava ótimo o aplicativo. Uma grande ajuda para quem depende do transporte coletivo, porque evitávamos sair de casa muito cedo, por não termos noção se o veículo estava próximo ou não do ponto. Eu usava direto. Eu e muita gente. Quando chegava ao ponto de ônibus, via várias pessoas com o celular na mão monitorando a chegada do coletivo. É uma pena que a Prefeitura tenha acabado com o app — afirmou Letícia Santos Siqueira.
O programa foi desenvolvido dentro da Universidade Candido Mendes, a partir da ideia do coordenador do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ítalo Matias, de criar um software para facilitar a rotina de quem anda de ônibus. Ele propôs o projeto, que foi abraçado por seus alunos de graduação integrantes do programa de iniciação científica.
No desenvolvimento do aplicativo, em 2017, o grupo de pesquisa contou com a parceria da Auto Viação São João, que cedeu os dados de monitoramento da sua frota. O projeto, então, foi apresentado à Prefeitura de Campos, que aderiu à ideia e firmou um Termo de Cooperação Técnica com a Ucam. A partir da parceria, o programa se estendeu às demais empresas de ônibus e, em seguida, integrou as vans do sistema regular. Em 2019, os dados de todos os ônibus e vans do sistema de transporte regular de Campos já estavam integrados ao Mobi Campos.
De acordo com o termo de cooperação, a Ucam mantinha toda estrutura física e de equipamentos, enquanto a Prefeitura fornecia três estagiários, que contribuíam com a inserção de dados e manutenção do sistema.
Em nota, o IMTT informou que está estabelecendo parcerias com instituições públicas de ensino do município para o desenvolvimento de um novo aplicativo, inclusive com mais funcionalidades e sem custo para a Prefeitura. “O IMTT esclarece que havia um termo de cooperação entre o órgão e um professor de uma universidade particular da cidade que foi revisto pela atual gestão por não concordar com os parâmetros postos no mesmo referentes a gestão e gerenciamento das informações”.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS