Campos em alerta para casos de revacinação contra a Covid-19
05/07/2021 10:37 - Atualizado em 05/07/2021 10:55
Moradores de Campos que já foram imunizados contra a Covid-19 têm procurado postos de vacinação na tentativa de receber dose de imunizante de outro laboratório. A secretaria municipal de Saúde garante que não houve casos de revacinação no município e afirma estar em alerta para evitar esse tipo de ocorrência. A tentativa ou a revacinação por parte de algum indivíduo no município será comunicada ao Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), que está acompanhando o processo de vacinação na cidade.
— Temos um programa em que são incluídos todos os dados dos vacinados e nele temos acesso ao histórico vacinal de cada munícipe. Esse tipo de comportamento é facilmente identificado e esse erro de vacinação será comunicado ao Ministério Público — explica o diretor de Atenção Básica, Rodrigo Carneiro.
De acordo com a secretaria, em alguns postos de vacinação houve casos em que pessoas que já receberam as duas doses da vacina contra a Covid-19 procuraram o posto para tomar a primeira dose com uma vacina diferente da que tomaram anteriormente. “Além do risco pela combinação de vacinas de laboratórios diferentes, outro problema é que essas pessoas podem tirar a chance daqueles que ainda não se vacinaram, já que o número de vacinas está aquém da demanda”.
— Já conseguimos flagrar pessoas tentando tomar uma vacina diferente. A vacina não foi aplicada e as pessoas orientadas sobre o risco que a tentativa de revacinação representa. Não há nenhum estudo com a intercambialidade de vacinas. Não há nenhuma forma de comprovar uma maior eficácia de utilizar dois esquemas de vacinação diferentes e além disse não temos qualquer estudo que demonstre segurança às pessoas que troquem ou tomem vacinas diferentes, então essa prática deve ser totalmente desencorajada — explica o diretor Rodrigo Carneiro.
Campos atualmente está aplicando vacinas de quatro laboratórios diferentes e que tiveram autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Rodrigo ressalta que as vacinas são eficazes e não há a necessidade de tomar dois tipos diferentes para que haja a proteção. “A proteção contra o coronavírus apontada em estudos foi conferida a partir de duas doses do mesmo imunizante. Temos todas as vacinas disponíveis na rede de saúde e as pessoas não precisam ficar preocupadas quanto a segunda dose. Não há falta de vacina e todos poderão completar o esquema vacinal”, completou.
Fonte: Prefeitura de Campos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS