Governo aponta aplicação de vacina vencida em Campos e em outras cidades da região
02/07/2021 18:27 - Atualizado em 03/07/2021 09:57
Ao menos 26 mil doses vencidas da vacina AstraZeneca, contra a Covid-19, foram aplicadas em vários postos de saúde do Brasil. Nas regiões Norte e Noroeste Fluminense, há registros de uso de lotes vencidos nove municípios, inclusive em Campos. A informação foi divulgada pelo jornal Folha de S. Paulo, com base em dados de registros oficiais do Ministério da Saúde. O Estado do Rio de Janeiro informou que recebeu apenas dois dos oito lotes mencionados pela Folha de S. Paulo e que distribuiu todos dentro do prazo de validade. Os municípios de Campos, Macaé, Italva, Itaocara e Conceição de Macabu negaram que tenham aplicado vacina vencida. Dos municípios da região listados, apenas Bom Jesus do Itabapoana confirmou que aplicou uma dose da AstraZeneca um dia após o prazo de validade expirar.
De acordo com os dados do DataSUS e da Sala de Apoio à Gestão Estratégica (Sage), 374 doses vencidas foram aplicadas em Bom Jesus do Itabapoana, 59 em Itaocara, 18 em Campos, 11 em Macaé, cinco em Conceição de Macabu, três Italva, uma em Itaperuna, uma em Santo Antônio de Pádua e uma em Miracema.
A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) informou que dos oito lotes mencionados na matéria da Folha de S. Paulo, apenas dois foram destinados para o Rio de Janeiro. Segundo a SES-RJ, o lote 41202Z005, com validade para 14 de abril deste ano, foi recebido pelo estado do Rio de Janeiro no dia 23 de janeiro e distribuído aos municípios nos dias 23 de janeiro e nos dias 1º, 02 e 24 de fevereiro. Já o lote CTMAV506, com validade para 31 de maio deste ano, foi recebido pelo Estado em 26 de março e distribuído aos municípios no mesmo dia. A SES-RJ ressaltou ainda que está apurando junto às secretarias municipais de Saúde se houve algum erro de registro das doses no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações.
"A Secretaria de Estado de Saúde (SES) informa que todos os lotes da vacina Oxford/Astrazeneca enviados aos 92 municípios do estado estavam dentro do prazo de validade.  Os imunizantes contra Covid-19 são adquiridos e enviados pelo Ministério da Saúde aos estados. A SES é responsável pela distribuição das doses do imunizante aos 92 municípios do estado, assim como orientar as secretarias municipais de Saúde. Desta forma, a Secretaria montou uma operação logística, desde o início da disponibilização dos imunizantes pelo MS, permitindo que as vacinas sejam disponibilizadas no menor prazo possível aos municípios por meio de helicópteros e comboios terrestres, escoltados pela Polícia Militar. Assim que as doses chegam à Coordenação Geral de Armazenagem (CGA) da SES, uma equipe de mais de 30 pessoas inicia o trabalho de separação, checagem de temperatura e documentação. Os imunizantes têm as validades e os lotes checados e cadastrados no sistema, assim como uma série de outros parâmetros exigidos por normas jurídicas relacionadas ao setor farmacêutico. A Subsecretaria de Vigilância e Atenção Primária à Saúde (Svaps) reforça que não houve distribuição aos municípios de doses de Oxford/Astrazeneca vencidas. A Svaps está apurando junto às secretarias municipais de Saúde se houve algum erro de registro das doses no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI)", informou a nota.
A secretaria de Saúde de Campos informou que após levantamento na Rede de Frio, com base no Relatório de Saídas Analítico (RDS), não há registro de aplicação da vacina Astrazeneca fora da validade, "inclusive a Secretaria de Estado de Saúde (SES) e o Conselho Nacional dos Secretários Municipais (Conasems) já se posicionaram sobre o assunto. Dos lotes citados, o município recebeu dois deles que foram os 4120Z005 e CTMAV506 que foram usados dentro do prazo de validade": "O lote 4120Z005 chegou dia 28 de janeiro, com validade até 14 de abril e foi usado entre os dias 1º e 22 de fevereiro. Já o lote CTMAV506 com validade 31 de maio foi usado entre os dias 6 e 14 de abril. O município informa que adota todos os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde desde o transporte, armazenamento, controle da validade e imunização".
Já a secretaria de Saúde de Bom Jesus do Itabapoana informou que realiza uma busca ativa pelos usuários do SUS suspeitos de terem tomado a primeira dose da vacina contra a Covid-19 da Astrazeneca, lote 4120Z005, após a data de vencimento. "Já foi apurado que o lote informado venceu no dia 14/04/2021 e a última dose do lote foi aplicada no dia 15/04/2021, com um dia de atraso. O usuário que tiver tomado a vacina da Astrazeneca em 15/04 deve verificar, em seu cartão de vacina, o lote. Caso seja o lote 4120Z005, ele pode se dirigir à Sala de Vacina para realizar a revacinação ou aguardar o contato da nossa equipe", informou.
Em nota, a secretaria de Saúde de Macaé informou que o lote 4120Z005 da vacina do fabricante Oxford/AstraZeneca, com vencimento previsto para abril de 2021, foi entregue pela Secretaria Estadual de Saúde em remessa recebida por Macaé no dia 25 de janeiro, sendo aplicado como primeira dose em vacinação realizada em janeiro e fevereiro de 2021. "A Gerência em Vigilância e Saúde assegura que o controle de verificação de datas, refrigeração, armazenagem e manipulação de todas as vacinas que compõem o Calendário de Imunização do município é realizado de forma rigorosa, com base em critérios definidos pelo Ministério da Saúde", diz a nota.
A Prefeitura de Italva, através da Secretaria de Saúde,  também informou que o lote da vacina AstraZeneca vencido, divulgado pela Folha de S. Paulo, foi recebido pelo município, mas foi usado integralmente antes da data de vencimento. "O lote foi recebido dia 23/01 e foi usado integralmente dia 25/01, muito antes do seu vencimento", informou em nota divulgada nas redes sociais.
A Prefeitura de Itaocara também negou a administração do imunizante fora do prazo de validade. "Em esclarecimento à divulgação sobre a administração de vacinas de validade vencida, a Secretaria Municipal de Saúde de Itaocara informa que recebeu 310 doses da vacina contra a Covid-19 AstraZeneca com lote 412Z005 e validade 14/04/2021, no dia 25/01/2021 e realizou a administração de todas as doses no período de 26/01/2021 a 09/02/2021. A listagem dos vacinados e nota fiscal do recebimento do lote encontram-se disponíveis na sala da coordenação municipal de imunização para eventuais consultas. A Secretaria Municipal de Saúde tranquiliza a população e afirma que nenhum munícipe recebeu a vacina após a data de seu vencimento e está apurando as causas desses registros", disse a nota postada em rede social.
Outro município que descartou a aplicação de vacina vencida foi Conceição de Macabu. Segundo a Prefeitura, todas as doses da vacina contra a Covid-19 foram aplicadas dentro do prazo de validade dos imunizantes.
A equipe de reportagem fez contato com as prefeituras dos demais municípios citados e aguarda retorno.
De acordo com o Plano de Operacionalização do Ministério da Saúde, os estados e municípios que eventualmente tenham aplicado vacinas vencidas devem fazer a busca ativa e monitorar os casos. "As doses aplicadas não devem ser consideradas válidas. A recomendação é que a vacina seja reaplicada com um intervalo de 28 dias. A pasta destaca ainda que não distribui doses de vacina vencidas aos estados e Distrito Federal e acompanha rigorosamente todos os prazos de validade das vacinas Covid-19 recebidas e distribuídas", informou o ministério.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS