Segunda semifinal da Taça Santos Dumont é adiada após recurso do Americano
Matheus Berriel - Atualizado em 02/07/2021 16:01
Foi remarcada deste sábado (3) para o próximo dia 11 (domingo) uma das semifinais da Taça Santos Dumont — justamente a que pode ter o Americano como um dos clubes participantes. A mudança de data aconteceu após o Tribunal de Justiça Desportiva do Estado do Rio de Janeiro (TJD-RJ) ter absolvido o Friburguense, na quarta-feira (30), quanto às supostas escalações irregulares do atacante João Manoel. Desta forma, o clube de Nova Friburgo voltaria a contar com os seis pontos das vitórias sobre o próprio Americano e o Duque de Caxias, que estão sub judice, e conquistaria uma das vagas na semi do primeiro turno da Série A2 do Campeonato Estadual, ultrapassando o Cano na classificação. O Alvinegro campista já protocolou recurso e tem expectativa de que o julgamento no Pleno do TJD-RJ aconteça na próxima semana. Caso sofra nova derrota, acionará também o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).
O entendimento do TJD-RJ foi de que a ausência do nome do jogador no Boletim Informativo de Registro de Atletas (Bira) durante as quatro primeiras rodadas da Série A2 não aconteceu por culpa do Friburguense, e sim da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj), que já havia se responsabilizado após a denúncia do Americano, alegando falha no sistema. Segundo a Ferj, os dados de João Manoel foram originalmente publicados no Bira e gerados no dia 2 de junho, três dias antes do início da competição. Este também é o posicionamento de defesa do Friburguense.
— O Americano entende diferente. O Friburguense poderia ter corrigido a falha da Ferj se tivesse olhado o Bira — disse o presidente alvinegro, Vagner Xavier. — Desde o primeiro jogo, o jogador estava irregular. O Friburguense poderia ter corrigido a federação, como também poderia ter usado um jogador regular nos outros jogos, visto que o jogador do caso (João Manoel) não apareceu no Bira durante quatro jogos — complementou.
Quem ficar com a vaga entre Americano e Friburguense terá como adversário na semifinal do primeiro turno o Audax Rio, no estádio do Trabalhador. Há possibilidade de a Série A2 ser paralisada até que se resolva o imbróglio. Independente do que definir a justiça, a outra semi, entre Artsul e Maricá, foi confirmada para esta segunda (5), às 15h, no estádio Nivaldo Pereira.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS