Acampamento Cícero Guedes festeja oficialização da imissão de posse
05/07/2021 15:45 - Atualizado em 05/07/2021 19:13
O Acampamento Cícero Guedes, na antiga fazenda Cambaíba, festeja a oficialização da imissão de posse. O oficial de Justiça entregou, nesta segunda-feira (5), a ata para o técnico do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) que acompanha o processo. Na manhã desta segunda, o acampamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra recebeu integrantes da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), liderados pelo deputado estadual Waldeck (PT).
Com isso, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) conquistou mais uma etapa no longo processo de redistribuição das terras da antiga usina que já dura 21 anos.
Membro da direção nacional do MST, Luana Carvalho destacou que o dia é de comemoração, mas que a luta continua para pressionar o Incra a implementar a política de reforma agrária. Ela relembrou do histórico de violência nas terras da Cambahyba e da morte de Cícero Guedes, militante do MST assassinado em 2013 em uma estrada próxima a uma das ocupações organizadas pelo movimento no local.

"Tivemos uma grande conquista hoje, é uma vitória na luta do MST. São 21 anos da primeira ocupação que fizemos aqui e conseguimos, enfim, obrigar o Incra a ser imitido na posse. Oficialmente, essas terras não fazem mais parte da família proprietária. Elas são de propriedade do Incra, do Estado brasileiro. Pensamos no tanto de violência que houve aqui, no sangue derramado, na incineração de corpos", afirmou.
Ela lembrou que a atual ocupação do MST, nomeada de Acampamento Cícero Guedes, reúne mais de 300 famílias que estão dando uma nova função social às terras. Há semanas, os trabalhadores e trabalhadoras dedicaram-se a tarefas como capinar o terreno, erguer alojamentos e uma cozinha coletiva, levar energia elétrica para os novos moradores e cultivar a terra.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS