Porto do Açu recebe novamente Selo Pró-Clima por ações de descarbonização
Porto do Açu
Porto do Açu / Divulgação
A administração do Porto do Açu, localizado em São João da Barra, recebeu, pela segunda vez, o Selo Pró-Clima na categoria Diamante, o mais alto nível reconhecimento da Aliança Brasileira pela Descarbonização de Portos (ABDP), criada em 2024. A iniciativa reconhece os esforços na agenda climática e os avanços para descarbonização de terminais e portos do setor.

Entre os requisitos necessários para obtenção do selo diamante estão a elaboração de inventários de emissões (Escopos 1, 2 e 3) conforme o GHG Protocol, a apresentação de um Plano de Descarbonização com metas claras e a comprovação de redução efetiva das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE).

“Reafirmamos nossa liderança climática e a coerência entre discurso e prática. Esse reconhecimento fortalece nossa posição como o porto da transição energética do Brasil, evidenciando nossa capacidade de integrar sustentabilidade à operação portuária com transparência, ambição e resultados concretos”, ressalta Betina Oliveira, Coordenadora de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Porto do Açu.
Membros da administração do Porto do Açu receberam o prêmio
Membros da administração do Porto do Açu receberam o prêmio / Foto: Divulgação


A estratégia do Porto do Açu inclui investimentos em eficiência operacional e energética, uso de energia e insumos limpos e fornecimento de soluções logísticas de baixo carbono para usuários portuários, visando o estabelecimento do Açu como uma plataforma de baixo carbono para promover a industrialização sustentável. Esses pilares sustentam o Plano de Descarbonização, cuja ambição é reduzir gradualmente a pegada de carbono e alcançar emissões líquidas zero até 2050, e viabilizando também a descarbonização do complexo portuário e de sua cadeia logística.

Entre as ações em andamento, destacam-se a aquisição de energia renovável certificada e autogeração, zerando as emissões de Escopo 2; a eletrificação de equipamentos utilizados para movimentação de cargas e o uso de combustível alternativo na frota de veículos leves. Para a próxima edição teremos novidades como diesel verde (HVO) em rebocadores, com primeiros testes realizados em 2025.

Além dos avanços operacionais, a Porto do Açu Operações também atua em fóruns e iniciativas internacionais. O Açu foi ainda o primeiro porto do Brasil a receber a certificação EcoPorts, principal reconhecimento internacional de gestão ambiental no setor portuário, e concede, desde 2021, benefícios tarifários a navios com desempenho ambiental acima dos padrões internacionais, medido pelo Índice Ambiental de Navios (ESI, na sigla em inglês).
Fonte: Ascom Porto do Açu

ÚLTIMAS NOTÍCIAS