Campos com resultado positivo na assistência à saúde da população privada de liberdade
- Atualizado em 13/10/2025 10:58
Igor Azeredo / Divulgação
O município de Campos deu mais um passo na assistência à saúde da população. O projeto “Movimento e Dignidade”, conduzido pela equipe do programa de Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (PNAISP), vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, oferece fisioterapia ao ar livre para idosos em privação de liberdade no Presídio Carlos Tinoco da Fonseca, visando melhorar a saúde física, mental e social. A iniciativa, pioneira em todo o estado, vem obtendo resultados positivos, podendo ser expandido para outras unidades prisionais da cidade.

A fisioterapeuta Angélica dos Santos Azeredo de Souza, responsável pelo projeto, explicou que a atividade é realizada duas vezes por semana, atendendo idosos 60+, com planos de expansão para a população a partir dos 55 anos. Ela destaca que, além de prevenir doenças osteomusculares, de equilíbrio, quadros depressivos e de ansiedade, as sessões de fisioterapia em ambiente externo podem trazer inúmeros benefícios, como a exposição solar e do movimento, e também, promover a socialização dentro do ambiente carcerário.

“O confinamento prolongado agrava essas condições, tornando essencial a implementação de ações de promoção à saúde. A fisioterapia ao ar livre favorece a exposição à luz solar, promove o movimento corporal e contribui para a manutenção da autonomia. Esse projeto visa, portanto, atender a essa demanda de forma ética, inclusiva e respeitosa aos direitos da pessoa idosa em situação de privação de liberdade”, reiterou.

As atividades são realizadas em pátio interno, jardim ou quadra da unidade prisional, respeitando as normas de segurança. As sessões, com duração de 30 a 50 minutos, incluem alongamentos, exercícios respiratórios, movimentos articulares e de coordenação, técnicas de relaxamento e atividades lúdicas. Um fisioterapeuta será o responsável pelas aulas, com apoio da equipe de saúde da unidade prisional, e cada participante terá uma avaliação inicial para definir suas limitações e metas.

“A implementação de atividades físicas para idosos no sistema prisional vai além de uma prática esportiva: é uma ação de cuidado, inclusão e respeito. O projeto Movimento e Dignidade reforça o papel da atividade física na promoção da saúde e na humanização do cumprimento de pena, em consonância com o Estatuto do Idoso e os princípios dos direitos da pessoa humana”, finalizou.
Com informações da Secom Campos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS