Para discutir pontos estratégicos para a viabilização e o fortalecimento do I Festival Internacional Goitacá de Cinema, o diretor-geral do evento, Fernando Sousa, apresentou a iniciativa à secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros, na última quarta-feira (25), no Rio de Janeiro. Participaram da reunião Taila Borges, superintendente de Audiovisual do Estado do Rio de Janeiro; e Alice Muniz, assessora parlamentar da deputada estadual Marina do MST (PT-RJ). O festival acontecerá de 19 a 24 de agosto, em Campos, e homenageará a atriz Zezé Motta, nascida na cidade.
O I Festival Internacional Goitacá de Cinema é produzido pela Quiprocó Filmes e recebeu 793 inscrições de filmes de todas as regiões brasileiras e de diversas partes do mundo, incluindo territórios indígenas e quilombolas. Serão selecionadas cerca de 50 obras, com expectativa de atrair visitantes e resgatar a tradição do cinema na cidade, movimentando setores como hotelaria, comércio, turismo, cultura e serviços.
Entre as obordagens durante a reunião destacam-se o apoio institucional do Estado, parcerias para ações de formação em audiovisual e a promoção da cultura fluminense em circuitos nacionais e internacionais. Também foram debatidas questões sobre a emenda parlamentar da deputada estadual Marina do MST, direcionada para o festival e está sendo operacionalizada pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro.
“O festival vai fortalecer a memória do cidadão que mora no Norte e no Noroeste Fluminense, e o potencial da cidade de Campos relacionado ao cinema que, agora, caminha para um grande legado. Parabéns Campos e o audiovisual de Campos”, felicitou a secretária Danielle Barros.
Já Fernando Sousa destacou a importância da aprovação do projeto na Lei Estadual de Incentivo à Cultura (ICMS), o que reforça sua relevância e potencial de impacto econômico e social.
“Na reunião, alinhamos estratégias importantes e fortalecemos o apoio institucional ao festival, que tem um papel fundamental na valorização da cultura local e no incentivo aos artistas e realizadores no interior do Estado do Rio de Janeiro. É gratificante ver o comprometimento de todos na construção de um evento que celebra o cinema, a arte e o talento do nosso povo”, diz Fernando Sousa, diretor-geral do I Festival Internacional Goitacá de Cinema.
A programação do I Festival Internacional Goitacá de Cinema contará com cinco mostras competitivas, um Programa de Formação, com oficinas e workshops e o Cine Market Goitacá, voltado para o desenvolvimento de novos projetos e encontros de negócios; e o Seminário de Cinema e Audiovisual do Norte e Noroeste Fluminense, que oferecerá debates, conferências e palestras.
O I Festival Internacional Goitacá de Cinema é realizado pela Quiprocó Filmes, por meio da Lei Rouanet e do Ministério da Cultura, com patrocínio da Ferroport. O projeto também está aprovado na Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro (ICMS). Conta com a parceria cultural e educacional da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da UENF (PPGSP), do Cine Darcy, da Casa de Cultura Villa Maria e do Projeto Caminhos de Barro. Conta ainda com o apoio da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e da Unimed Campos. Tem a parceria de mídia do Canal Curta e do Grupo Folha.
Sobre a Quiprocó Filmes - A Quiprocó Filmes é uma produtora audiovisual independente, sediada no Rio de Janeiro, que busca provocar mudanças através de um olhar inquieto. Criamos imagens atentas às histórias, emoções e afetos, a partir de diferentes vozes, transformando a maneira que as pessoas vêem suas próprias vidas e os diferentes elementos da nossa cultura. Criamos conteúdo para Cinema, TV e streaming. Produzimos conteúdo publicitário e institucional para organizações e empresas. Realizamos oficinas audiovisuais em parceria com instituições da sociedade civil.