* Arthur Soffiati
- Atualizado em 02/07/2025 08:53
Arthur Soffiati
Por Arthur Soffiati
Os animais desenvolveram uma estrutura sólida por fora ou por dentro do corpo para sustentar e proteger as partes moles. Nos invertebrados, uma carapaça dura (caracóis e caranguejos) ou mais mole (minhocas e formigas) constitui essa proteção. Nos vertebrados, a estrutura é interna. São as cartilagens e os ossos. A natureza absorve cálcio do ambiente para formar a quitina (esqueleto externo ou exoesqueleto) e a cartilagem e os ossos (endoesqueleto).
Quando o animal morre, as partes moles são logo decompostas, mas o endoesqueleto e o exoesqueleto duram mais, podendo até ser petrificados (fossilizados). Por esse motivo, é comum, nos museus, a exposição de esqueletos de animais (incluindo o humano). A representação do animal geralmente deriva da imitação do corpo com outros materiais.
Arthur Soffiati
Em alguns lugares, os ossos foram utilizados como tijolos, como na Torre de Nis, com crânios humanos; a impressionante Capela de Czermma; a Casa mortuária de Eggenburg; a Cabana-Museu de Fósseis, com ossos de dinossauros; a Casa de Ossos, com maçanetas, caixa de correio, escadas e piso feitos com ossos de gado bovino; as barracas com ossos de mamute, construídas entre 19 e 12 mil anos; as impressionantes catacumbas de Paris; e a Capela dos Ossos, em Évora.
Em minha viagem a Portugal, em 2024, visitei a Capela de São Francisco ou dos Ossos, integrante do Convento e Igreja de São Francisco. Enquanto a Igreja e o Convento são construções imponentes em estilo gótico-manuelino erguidas entre 1480 e 1510, a Capela dos Ossos data do século XVII, toda ela construída com cerca de cinco mil ossos humanos (crânios, vértebras, fêmures etc.), provenientes de cemitérios situados em igrejas e conventos da cidade, que já estavam ocupando muito espaço. O cimento pardo foi usado como liga.
Arthur Soffiati
A capela foi concebida no espírito do Concílio de Trento, que marcou a Contrarreforma católica, reação à Reforma de Lutero. O objetivo foi mostrar a transitoriedade da vida. Logo na entrada, lê-se a mensagem: “Nós ossos que aqui estamos pelos vossos esperamos”.
Percorri seu interior com o sentimento de reverência. Esqueletos são muito utilizados em filmes de terror. Visitando a Capela dos Ossos, fui invadido por um sentimento de paz e de finitude.