Feijoada da Folha: Foco na resistência, na cultura
Dora Paula Paes 02/07/2025 08:07 - Atualizado em 02/07/2025 11:12
Folha da Manhã
Resistência cultural. Resistência de quase meio século do Jornal Folha da Manhã: “Ainda estamos aqui”. É assim que o Grupo Folha, o maior da área de comunicação do interior do Estado do Rio de Janeiro, se prepara para receber seus 900 convidados no próximo sábado (5) para a 32ª Edição da Feijoada da Folha. O evento, como ocorreu no ano passado, será no Rancho Gabriela, sempre com um leque dem patrocinadores e apoiadores; muitos parceiros de anos, no decorrer dos 47 anos do jornal.

O departamento comercial do jornal ressalta que a Feijoada deste ano tem esse cunho de resistência, de renascimento e de lembrar os feitos na área cultural do Brasil internacionalmente, com o papel de destaque do cinema.

Os holofotes estão voltados para a projeção do filme “Ainda Estou Aqui”, no Oscar 2025, com a estatueta de Melhor Filme Internacional - a primeira do prêmio para o país - e a indicação de Fernanda Torres para Melhor Atriz. Mais recente, no Festival de Cannes (França), o ator Wagner Moura tornou-se o primeiro homem brasileiro a vencer o prêmio de melhor ator, por sua atuação em “O Agente Secreto”, filme de Kleber Mendonça Filho. Ambos os filmes têm como pano de fundo em suas histórias gritos de resistência.

A Feijoada ao ser criada há três décadas, em um primeiro momento, não tinha a pretensão de se tornar um dos acontecimentos empresariais e sociais mais importantes da região, entretanto, com o passar dos anos, se transformou em uma importante ferramenta de relacionamento não só com o mercado, mas com as pessoas que fazem parte e, principalmente, influem nele.

“A idéia que agora completa 32 anos é a que continua norteando a motivação de realizá-lo, ou seja, se relacionar com o mercado, em um ambiente de confraternização, onde conseguimos agregar também outra marca importante do Grupo Folha que é o compromisso com a Cultura”, ressalta o departamento comercial.
Nos últimos anos, a Feijoada da Folha passou a se vestir de temas como “Carmem Miranda”, “Noel Rosa”, “Tom Jobim”, “Revitalização da Lapa no Rio de Janeiro”, “Nelson Cavaquinho”,”Jorge Amado”, “Vinicius de Moraes”,”Dorival Caymmi” apenas para citar os mais recentes (Grande Otelo, o Centenário do Samba e Chacrinha, entre outros). E agora, chegou o momento de reverenciar o cinema nacional.
Voltando à linha do tempo que tem início em 1992, quando o evento foi realizado no extinto Sesc Mineiro, em Grussaí, São João da Barra, a experimentação deu certo e hoje a Feijoada da Folha é um evento vitorioso que reúne as figuras mais expressivas da sociedade organizada regional, como formadores de opinião, empresários, políticos e pessoas de destaque na vida social da região. “Mais do que dar visibilidade aos nossos parceiros, a proposta é dar visibilidade a suas idéias, seus compromissos, e permitir que todo o universo produtivo se interaja, em um evento que prima pela organização, bela beleza e pela forma como recebemos anualmente cerca de 900 convidados”, ressalta os organizadores, que já recebeu convidados em Farol de São Thomé (balneário de Campos) e Macaé.
Hoje, a Feijoada da Folha se transformou numa celebração regional, sendo os convites gratuitos, com relevante cunho social. A troca da camisa-convite por cestas básicas se transformam em toneladas de alimentos doados para instituições de caridade de Campos e São João da Barra.
Parceiros - Como ocorre todos os anos, é preciso destacar os parceiros da Feijoada 2025. Com decoração de João Ibrahim e com buffet da Chicre Cheme, a 32ª edição da Feijoada tem como patrocinador master o Grupo MPE e ainda o patrocínio da Rad Med, Super Bom, Empresa Brasil e Nursing Care. O apoio de mídia é do Grupo Águas do Paraíba. Forte Telecom é a patrocinadora das camisas. A Femac Móveis e o Colégio Bittencourt são outros apoiadores do evento. Na participação a Rede Postos Mariana e o Colégio ASA. Já os parceiros são o Grupo Thoquino, a Cachaça 7 Engenhos e o Barril Cheio.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS