Literatura infantil com representantes em Campos
Dora Paula Paes - Atualizado em 27/05/2025 15:52
Divulgação
 

A literatura infantil em Campos tem as escritoras Sylvia Paes e Carmen Eugênia Gomes como suas principais representantes. Esse caminho foi trilhado há 11 anos, quando publicaram juntas o livro "Ururau Pançudo", uma releitura da história do Ururau da Lapa, voltada para as crianças.
Nesta semana, Sylvia Paes tem duas agendas em Campos, dentro da sua temática literária. Na quarta-feira (28), ela ministra uma oficina dentro do projeto "Fábrica da Cultura" e na sexta-feira (30), ela entregará em uma escola exemplares do livro "Ururau Pançudo: a lenda continua", fruto do concurso que teve a jovem escritora Thiana Sales como vencedora.

A historiadora, especialista em geografia humana e mestre em Planejamento Regional e Gestão de Cidades, Sylvia Paes, também é pesquisadora da Uenf e no selo editorial da UFF. Na oficina da "Fábrica da Cultura", ela estará com a abordagem do tema "Destaque seu livro: estratégias para eventos literários". A oficina é gratuita, às 18h, na Associação de Mulheres do Norte e Noroeste Fluminense (Amunnf), localizada na rua Cândido Mendes, 23, no Parque Rosário.
Divulgação

Na Escola Municipal Olavo Saldanha Alves Filho, em Boa Vista, serão entregues 200 exemplares do livro "Ururau Pançudo: a lenda continua". Thiana (foto acima) é aluna da unidade escolar. Para Sylvia, a menina é um exemplo inspirador do talento e criatividade presentes em nossa rede escolar. A entrega dos livros está marcada para às 14h, dentro da ação Programa Mais Ciência na Escola.

divulgação



Na sua trajetória literária, Sylvia é coautora da coleção infantil "Tô Chegando" e autora do livro "Oculta Exuberância - cemitérios como museu", de 2022.

- Faz 11 anos que eu e a Carmen Eugênia lançamos nossos primeiros livros. Optamos por caminhar uma nova estrada, o da literatura infantil, até então inexplorado pelos autores campistas. Parece que José Cândido de Carvalho escreveu um livro infantil, mas não há registro físico, apenas oral. Também havia um livro antes dos nossos, mas o autor não continuou seu caminho - conclui Sylvia.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS