Folha Letras - ACL celebra a literatura campista na 12ª Bienal
28/05/2025 10:12 - Atualizado em 28/05/2025 10:12
Rodrigo Silveira
A 12ª edição da Bienal do Livro de Campos, que terá início na próxima sexta-feira, dia 30 de maio, no Centro de Eventos Populares Osório Peixoto — CEPOP, com homenagem ao cartunista Ziraldo, contará com programação diversa e debates importantes para a literatura da nossa cidade.

A Academia Campista de Letras marcará presença tanto por meio da participação de seus acadêmicos quanto por mesas redondas e ações culturais promovidas pela própria instituição. Além disso, os trabalhos dos acadêmicos da ACL poderão ser encontrados ao longo de todos os dias do evento em um estande compartilhado com a Associação de Imprensa Campista.

A convite da organização do evento, a ACL fará sua primeira participação no próximo sábado, dia 31 de maio, às 18h30, na Arena de Ideias, com a mesa “O fazer literário em Campos e suas instituições”, que contará com a participação do primeiro vice-presidente da ACL, acadêmico Adriano Moura; do acadêmico e presidente da Academia Pedralva Letras e Artes, professor Carlos Augusto Alencar; da presidente da Academia de Letras do Brasil seção Campos, Solange Figueiredo; da presidente da União Brasileira de Trovadores seção Campos, Gleyde Costa; da presidente da Associação de Autoras e Autores Campistas, Edda Barreto; e do presidente da Associação de Imprensa Campista, acadêmico Wellington Cordeiro. A mediação será da acadêmica Sylvia Paes.

A primeira mesa redonda promovida pela ACL ocorrerá ainda no dia 31 de maio, às 20h, também na Arena de Ideias, tendo como tema “O inventar e o criar entre as sutilezas da arte”, com a proposta de debater os processos criativos que envolvem a literatura e as demais expressões artísticas. Participarão desse bate-papo a acadêmica Arlete Sendra, ex-presidenta da ACL; o acadêmico e teatrólogo Fernando Rossi; o professor Thiago Eugênio, do Instituto Federal Fluminense; e a mediação ficará por conta da acadêmica e historiadora Sylvia Paes.

A segunda mesa redonda da ACL será realizada em parceria com a Associação de Imprensa Campista, tendo como tema o Festival Doces Palavras, cuja sexta edição ocorrerá no segundo semestre de 2025. Participarão do bate-papo o acadêmico e jornalista Vitor Menezes; o acadêmico Wellington Cordeiro, presidente da Associação de Imprensa Campista; o acadêmico Carlos Augusto Alencar, presidente da Academia Pedralva Letras e Artes; e a doceira Simone Gonçalves. A mesa ocorrerá no dia 1 de junho, às 14h30, no Espaço Café Literário.

No último dia de evento, 8 de junho, às 20h, na Arena de Ideias, a ACL encerrará sua participação com uma mesa promovida em parceria com a Academia Pedralva Letras e Artes, cujo tema é “Vilmar Rangel: O poeta e sua obra”, tendo como proposta homenagear o poeta e acadêmico Vilmar Rangel, falecido no ano de 2024. Participarão da mesa o acadêmico e artista plástico Genilson Soares; o primeiro vice-presidente da ACL, acadêmico Adriano Moura; e o acadêmico e presidente da Academia Pedralva, Carlos Augusto Alencar.

A programação completa do evento pode ser conferida nas páginas virtuais da Prefeitura Municipal de Campos. A ACL convida você para celebrar o livro e a leitura na 12ª Bienal do Livro de Campos, com entrada franca entre os dias 30 de maio e 08 de junho no Cepop.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS