Ao ensejo da realização da Festa da Penha, em Atafona, vale dar uma conferida nesta divertida historinha, que me foi passada por um amigo, mas já não lembro qual foi.
É tradição em dia de festa de Nossa Senhora da Penha cada familiar enfeitar um andor, de forma que um fique mais bonito do que o outro.
Certa feita, entre tantos andores, eis que surge o de São Jorge, causando grande empolgação aos frequentadores do bar do Laerte Gambá (Meireles), ao lado da peixaria.
Movidos à cachaça e caju, os bebuns rodearam o andor em saudação.
O padre, para evitar enbaraços, decidiu dar início logo à procissão. Mas o andor, ao ser posicionado, ficou virado ao contrário.
Do alto da escadaria do Santuário, o padre gritava, usando todo ar que tinha nos pulmões: — Vira, vira São Jorge.