Corpo de Dom Roberto Gomes Guimarães chega à Catedral de Campos
Nesta sexta-feira (30), o corpo do bispo emérito Dom Roberto Gomes Guimarães chegou à Catedral, pouco antes das 14h. Sob forte comoção e com padres de toda a região da Diocese de Campos, o corpo do bispo foi levado até a frente do altar.
Fiéis de toda a região lotaram a Catedral de São Salvador. O corpo saiu por volta das 11h, em cortejo, de Itaperuna para a Catedral Basílica Menor do Santíssimo Salvador.
"Dom Roberto foi um bispo muito querido em Campos. Assim como eu, muitos receberam essa notícia com tristeza, mas também com uma sensação de paz porque ele descansou e Nossa Senhora o recebeu no céu, ele está nos braços do Pai nesse momento", lamentou Eleonora Ribeiro, fiel da Catedral.
Dom Roberto Guimarães nasceu em Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, no dia 03/01/1936. Cursou o ensino fundamental em sua cidade natal e o ensino médio no Seminário Menor de Mariana em Minas Gerais, onde também estudou e concluiu as faculdades de Filosofia (1955-1957) e de Teologia (1958-1961).
Foi ordenado presbítero no dia 08/12/1961, Solenidade da Imaculada Conceição, em Campos. No dia 22 de novembro de 1995 foi nomeado bispo de Campos dos Goytacazes pelo Papa São João Paulo II, tendo recebido a ordenação episcopal em 07 de janeiro de 1996.