Farol terá distribuição de pulseiras para identificação de crianças neste sábado
- Atualizado em 28/01/2022 20:20
Iniciativa faz parte do programa SOS Crianças Desaparecidas, da FIA
Iniciativa faz parte do programa SOS Crianças Desaparecidas, da FIA / Foto: Divulgação/FMIJ
Neste período de verão, o número de pessoas que transitam na praia do Farol de São Thomé aumenta consideravelmente. Por isso, a Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ), em parceria com a Fundação para a Infância e Adolescência (FIA), irá distribuir três mil pulseiras de identificação para serem utilizadas por crianças durante este sábado (29), por meio do programa SOS Crianças Desaparecidas. O objetivo é garantir a segurança das crianças e a tranquilidade dos pais e responsáveis. Além disso, haverá a Blitz Azul, que tem como objetivo a inclusão, informando e conscientizando. O vereador Leon Gomes vai coordenar a ação, com distribuição de adesivos, cartilha do autista e panfletos sobre o Transtorno Espectro Autista (TEA).
A iniciativa do programa SOS Crianças Desaparecidas acontecerá no Portal de Farol de São Tomé e na Arena Kids, com o apoio da Fundação Municipal de Esportes (FME), das 9h às 13h. A última ação de caráter preventivo, objetivando o fortalecimento da cultura da identificação, que ajuda a evitar o desaparecimento de crianças e adolescentes, foi realizada na Festa de Santo Amaro, na Baixada Campista, no último dia 15 de janeiro.
Com o uso da pulseira pelo menor de idade, qualquer pessoa pode colaborar para devolvê-lo ao responsável. Além da retirada das pulseiras, que conterá os nomes da criança e do responsável, endereço e telefone para contato, os pais e responsáveis receberão orientação sobre os endereços e telefones de conselhos tutelares, bem como sobre ações da Fundação da Infância e da Juventude e da Fundação para a Infância e Adolescência visando a segurança dos menores.
Segundo o presidente da FMIJ, Fabiano de Paula, a parceria com a FIA busca garantir a proteção dos direitos de crianças e adolescentes. “A última ação foi bastante produtiva, e conseguimos alcançar boa parte da população. Continuamos com o trabalho de conscientização, já que muitos pais e responsáveis não têm esse hábito de identificar seus filhos. Neste período de verão, o Farol de São Thomé fica muito movimentado, por isso é essencial o pai, a mãe ou o responsável buscar identificar seu filho com a pulseira. Se identificada, será muito fácil encontrá-la, caso a criança se perca”, destacou Fabiano.
O coordenador do Polo Regional da FIA-RJ, Bruno Cordeiro, também falou sobre a importância da parceria com a FIA. “Nosso objetivo é auxiliar as pessoas em diversas esferas. Essa união do Estado e Município fortalece as políticas em prol das crianças e adolescentes. É essencial”, declarou ele.
O vereador Leon Gomes foi outro a ressaltar a relevância da iniciativa, enfatizando a Blitz Azul. “Temos certeza que será mais uma parceria de sucesso. Vamos levar informação sobre o que é o autismo. Conscientizar a população sobre a proteção e os direitos do autista e de seus familiares é de extrema importância, mas principalmente fomentar e fortalecer as políticas públicas voltadas a pessoa com TEA”, destacou.
Campanha — O SOS Crianças Desaparecidas é um programa da FIA, órgão vinculado à secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos. O programa desenvolve ações voltadas à identificação e localização de crianças e adolescentes desaparecidos e sua reintegração à família, resguardando-lhes os direitos fundamentais de proteção, conforme preconiza o Estatuto da Criança e do Adolescente.
Fonte: Prefeitura de Campos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS