Sobre umidade do ar e práticas esportivas
15/11/2021 21:35 - Atualizado em 16/11/2021 16:14
De maneira simplificada, a temperatura ambiente e a umidade relativa do ar estão ligadas à capacidade do homem em regular a temperatura corporal e à captação do oxigênio. Como a temperatura central do corpo oscila pouco, a exposição ao calor ou frio faz com o corpo crie mecanismos de termorregulação para gerar ou manter calor nas baixas temperaturas e dissipar calor nas altas temperaturas. 
A temperatura central do corpo em repouso é de 37°C e aumenta para 38,5°C a 75% de esforço durante o exercício (75% VO2 máximo). Esse valor não aumenta mais porque existem os mecanismos de termorregulação; sem eles, a temperatura central do organismo subiria 1°C a cada cinco minutos de exercício intenso.
Dentre esses mecanismos, a evaporação (suor) é o meio mais eficaz de se dissipar o calor, lembrando que o que refresca é a evaporação e não o transpirar. Para que o suor vença a barreira da pele é preciso que a sua pressão seja maior que a pressão externa da água contida no ar, mais conhecido como vapor de água. A quantidade de vapor de água contida no ar reflete a umidade relativa do ar (UR); quanto mais vapor, maior a UR.
Nesse sentido, quanto maior for a UR mais difícil fica transpirar e resfriar a temperatura corporal. Exercícios em dias quentes e úmidos não favorecem a perda de calor e, consequentemente, prejudicam performance e podem comprometer a saúde.
O ar inspirado (oxigênio) precisa ser umidificado em 90% dentro do corpo para que o organismo consiga fazer as trocas gasosas com eficiência. UR baixa e vias aéreas ressecadas por conta disso prejudicam o processo de umidificar o oxigênio, uma das causas da sensação de dificuldade em fazer exercício em clima seco e pior, quente.
Alguns fatores que interferem na evaporação do suor:
Quanto menos roupa, melhor
Existência de vento
Quanto maior a temperatura, maior a evaporação
Quanto maior a UR, menor a evaporação
A água conduz melhor o calor; vale molhar a camisa e não enxugar o suor
Valores para umidade relativa do ar:
Recomendado: entre 70% e 40%
Estado de atenção: entre 30% e 21% (é aconselhável evitar exercícios ao ar livre das 11h às 15h)
Estado de alerta: entre 20% e 13% (é aconselhável evitar exercícios ao ar livre das 10h às 16h)
Estado de emergência: abaixo de 12% (é aconselhável não praticar exercícios ao ar livre).

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Marcos Almeida

    [email protected]