Como ter paz no WhatsApp
Recentemente li no Twitter, de um formador de opinião que sigo, uma dica, de como ele, seguindo um conselho, organizou melhor as suas conversas de WhatsApp. Ele usou o recurso de Arquivar Conversas, arquivou todos os seus grupos e bingo! Passou a ter paz no aplicativo.
O WhatsApp é uma ferramenta muito útil de comunicação. Tem agilidade absurda, permite enviar fotos, vídeos, textos e áudios de maneira muito rápida. Quando usado com propósito específico e objetivo, gera enorme ganho de produtividade em tarefas profissionais e pessoais.
Porém, traz também vários aspectos negativos. É atualmente o maior foco de disseminação de fofocas e fake news no mundo ocidental. É campo fértil para campanhas de desinformação. É muito propício a gerar comentários agressivos que criam conflitos e estragam amizades de anos por divergências de pensamento.
É local onde se mata o tempo, trocando tempo de trabalho, de contato com a família ou de descanso para ver e espalhar memes e/ou informações, grande parte delas falsas. E é nos grupos onde aflora a maior parte destes aspectos negativos.
Os grupos de WhatsApp são uma ótima ferramenta, que, em tese, unem pessoas que têm relacionamentos, afinidades e/ou interesses comuns, sejam pessoais ou profissionais. Se não houver uma moderação firme pelo administrador do grupo, focando somente no objetivo da criação do grupo, ele vira terreno fértil para todos os aspectos negativos citados acima. Infelizmente é o que acontece na maioria das vezes.
O recurso de Arquivar Conversas é relativamente recente no WhatsApp. Ele simplesmente tira a conversa daquele contato ou grupo da tela principal do aplicativo e leva para outra tela, a de Arquivadas. No iPhone, basta no WhatsApp deslizar a conversa da direita para a esquerda que aparecerá a opção Arquivar.
Seguindo a sugestão que li no Twitter, arquivei a conversa de TODOS os meus grupos, sem exceção. Em questão de segundos, meu WhatsApp ficou numa paz incomensurável. Com os dias, fui arquivando também as conversas individuais de ofertas comerciais e de doutrinação periódica, seja de quem for.
Há uma semana meu WhatsApp está em paz. Não há mais aquela ânsia de não deixar nenhuma conversa como não lida, de "perder" alguma coisa, quando na maior parte do tempo o que se perdia era a paz ou a paciência, ao menos interna. A tela principal mais parecia Tela da Agonia.
Eventualmente, de 2 a 3 vezes ao dia, visito a tela de Arquivadas, cujo acesso fica disponível no topo da tela principal, acima da conversa mais recente. Chego lá e encontro inúmeros grupos com inúmeras mensagens não lidas. Entro só nos que tenho interesse específico, leio, só baixo imagens e vídeos se realmente tiver interesse, respondo se necessário, e fecho.
Nem os grupos, nem os contatos sabem que sua conversa está na tela de Arquivadas. As mensagens continuam chegando normalmente, só não aparecem na tela principal do WhatsApp. Arquivar é um recurso mais educado do que bloquear o contato ou sair do grupo.
Arquive o que lhe tira a paz.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Christiano Abreu Barbosa

    [email protected]