Welberth diz que visita de Castro marca reencontro de Macaé com o Estado
Dora Paula Paes 05/08/2021 14:56 - Atualizado em 05/08/2021 15:02
Cláudio Castro lança programa Limpa Rio em Macaé
Cláudio Castro lança programa Limpa Rio em Macaé / Carlos Magno/Governo do RJ
O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), foi recebido em Macaé no início da tarde desta quinta-feira (05), com toda a sua comitiva do programa "Governo Presente". O prefeito Welberth Rezende (Cidadania) destacou que a presença de Castro marca o "reencontro de Macaé com o governo do Estado, já que Macaé se colocou como ilha", em relação a receber programas do Governo Estadual.
"Macaé não tinha programas e estamos nos sentindo abraçados pelo Governo do Estado", disse o prefeito.
Em Macaé, o governador acompanhou o início das ações do programa Limpa Rio. O primeiro local escolhido para receber o programa foi o Canal do Capote. Além disso, durante a solenidade, ocorreram assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre o município e o Instituto de Terras e Cartografia do Estado do Rio (Iterj), anúncio de obras na ponte do Baião e da área onde será construída uma nova unidade do Corpo de Bombeiros.
E Castro confirmou a aproximação mencionada pelo prefeito: "O dia de hoje celebra o fim dos muros entre Macaé e o Governo do Estado e o começo da construção de pontes. É preciso de ações de longa duração. Além do programa Limpa Rio aqui no Canal do Capote, estamos implementando diversas políticas públicas para o bem da população, além de diversas obras que vão melhorar a infraestrutura da região". 
Antes mesmo da chegada do governador, as ações do Governo Presente começaram cedo. O prefeito Welberth e o secretário Estadual de Meio Ambiente, Tiago Pampolha, iniciaram processo de reflorestamento da Lagoa da Ajuda, dentro do projeto Floresta do Amanhã. Os dois plantaram uma muda de Aroeira e uma de Pitanga às margens da lagoa da Ajuda de Baixo, representando o trabalho feito pelos colaboradores das secretarias de Serviços Públicos e Ambiente, que assentaram um total de 208 mudas, uma alusão ao aniversário de Macaé, comemorado dia 29 de julho.
Pampolha assinalou que a interface entre os poderes é fundamental para o desenvolvimento da cidade. "Vamos recompor toda a mata ciliar do Rio Macaé, que já está estressada e que precisa dessa proteção para o manancial", disse.
Investimentos em Macaé
O Governo do Estado também trouxe investimentos na educação, infraestrutura e obras da região. A duplicação da ponte Ivan Mundim vai custar R$ 35 milhões. O edital de licitação será publicado em até 60 dias, com o começo das obras previstos ainda este ano. Também foi anunciado a finalização da estrada de Santa Teresa, com mais de R$ 50 milhões em obras.
Nos próximos meses, vários programas do Governo do Estado, como o Bairro Seguro, o Restaurante do Povo e a Delegacia da Mulher chegarão a Macaé. Ainda neste sábado, dentro do Governo Presente Norte e Noroeste, o governador Cláudio Castro vai inaugurar uma unidade da FIA em Macaé.
Cooperação Técnica entre Iterj e a Cidade de Macaé
Nesta manhã, o Governo do Estado assinou um termo de cooperação, através do Instituto de Terras e Cartografia do Estado do Rio (Iterj), para transferência de conhecimento técnico-jurídico para que o município de Macaé possa dar continuidade ao seu programa institucional de regularização fundiária, especialmente na comunidade Nova Esperança, que tem cerca de 2.800 famílias.
Agenda - Ainda nesta quinta-feira, Cláudio Castro irá visitar Conceição de Macabu, Carapebus, Quissamã, Italva e Cardoso Moreira. Nesses municípios, o governador irá assinar acordo de cofinanciamento para a abertura de leitos e construção de hospital, e visitará obras em rodovia.
Com informações da assessoria do Governo do Estado

ÚLTIMAS NOTÍCIAS