Marcelo Lessa mantém quadro grave
11/08/2021 14:55 - Atualizado em 11/08/2021 15:06
Boletim médico divulgado pelo Hospital Dr. Beda na tarde desta quarta-feira (11) indica que o quadro de saúde do promotor de Justiça Marcelo Lessa, internado desde a madrugada de 5 de agosto, se mantém grave, em condição clínica pouco alterada em relação a essa terça-feira (10).
O paciente, segundo o boletim, ainda depende de drogas vasopressoras e cardiotônicas, ventilação mecânica e Oxigenação por Membrana Extracorpórea (Ecmo), com vazões e parâmetros ajustados conforme resultados dos exames seriados que são realizados. Lessa está fazendo hemodiálise diária, tem sedação mantida e está em uso de antimicrobianos, sem apresentar febre ou sinais atuais de infecção ativa.
Ainda de acordo com o boletim médico, tentativas estão sendo implementadas para recuperar a ventilação pulmonar, bastante comprometida desde o início do quadro. O paciente “segue em vigilância contínua”. 
Na madrugada de sábado (7), Marcelo Lessa passou por uma cirurgia de urgência para corrigir uma falha na válvula mitral, que estava jogando líquido para pulmão e causando uma embolia. O problema foi diagnosticado na noite de sexta-feira (6) e corrigido pela cirurgia.
O promotor começou a passar mal durante uma aula online na noite do dia 4 de agosto, que insistiu concluir. Ainda em casa, sua esposa, Viviane, fez a medição com oxímetro da saturação de oxigênio em seu sangue, que apontou 72%, e a internação para receber suporte de oxigenação é recomendada com 95%. Ela, então, o levou para o Hospital Dr. Beda, onde deu entrada por volta da 0h do dia 5. Após uma tomografia constatar comprometimento dos seus pulmões entre 85% e 90%, passou à UTI Covid por volta das 3h e, às 4h, chegou a ter uma parada cardíaca, que foi revertida pela equipe médica.
No dia 6 de agosto, entretanto, após quatro testes PCR negativos, foi descartado o diagnóstico de Covid-19 e Marcelo foi transferido da UTI do hospital reservada aos pacientes de Covid, para a UTI geral, como noticiou o blog Opiniões. Segundo informou ao blog a esposa do promotor, o mais provável é que ele tenha uma doença pulmonar de base. Ainda sem diagnóstico fechado, a suspeita é de tromboembolia pulmonar. Lessa sofre também de arritmia cardíaca, doença que mantinha controlada. Ele tinha tomado a primeira dose da vacina contra a Covid-19 e tomaria a segunda na próxima semana.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS