Projeto Fênix: Futuro econômico de Campos já está nas mãos do governador
Ícaro Abreu Barbosa - Atualizado em 07/08/2021 08:26
As 22 páginas que traçam um caminho de sucesso econômico para Campos e região foram entregues nas mãos do governador do Estado, Cláudio Castro, durante o café empresarial promovido por autoridades e empresários do município, na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), durante a manhã dessa sexta-feira (6). O Projeto Fênix prevê ações necessárias e indispensáveis para o renascimento econômico de Campos, por meio da retomada do agronegócio: vocação histórica da planície goitacá.
O documento base do projeto — contendo todas as reivindicações, necessidades e objetivos de curto, médio e longo prazo — foi formulado por mais de 20 entidades, públicas e privadas, após quatro reuniões ocorridas ao longo do primeiro semestre de 2021. A ampla discussão entre os envolvidos durante sua formulação reforça, primeiro, a importância do Projeto Fênix para Campos; segundo, o caráter espontâneo, interclassista, intersetorial e apartidário do movimento que nasceu da iniciativa privada e foi abraçado pelo poder público municipal.
O governador, ao lado de seu secretário estadual de Governo, Rodrigo Bacellar, recebeu o documento base das mãos dos principais autores e formuladores do projeto: Diva Abreu Barbosa, diretora e presidente do Grupo Folha; Tito Inojosa, presidente da Associação Fluminense dos Plantadores de Cana (Asflucan); Ronaldo Bartholomeu, presidente do Sindicato Rural de Campos; Adelfran Lacerda, professor e jornalista, representando a coordenação do Projeto Fênix; além do prefeito e vice-prefeito de Campos, Wladimir Garotinho (PSD) e Frederico Paes (MDB), respectivamente. Castro deixou sua análise e execução a cargo de Vinicius Farah, secretário de Desenvolvimento Econômico e de Energia do Estado.
— Vocês, produtores e empresários campistas, podem contar com a secretaria de Desenvolvimento e com o nosso trabalho competente para mudar a vida dos quase 16 milhões de cidadãos fluminenses e peço para que reconheçam o que estamos fazendo para a região e pelo Estado do Rio de Janeiro: hoje visto em todo o Brasil como um polo de desenvolvimento econômico — comentou Vinicius Farah, durante o tempo que ocupou o microfone.
Já Wladimir, prefeito de Campos, reafirmou a Cláudio Castro que “nossa região naturalmente tem vocação agrícola”. Além disso, ele pediu investimento em estradas vicinais e pontes para escoar a produção do interior, conforme o planejamento do Projeto Fênix, que tem sido posto em prática pelo seu secretário de agricultura, Almy Junior.
Assim como a recuperação e manutenção das estradas vicinais, reivindicação que está anexada ao projeto, mas que está sendo posta em prática desde já, outras ações estruturantes que estão incluídas nas reivindicações, como a retomada e conclusão das obras da ponte da Integração, responsável por ligar São Francisco de Itabapoana a São João da Barra, foram anunciadas pelo governador Cláudio Castro e tiveram até prazo estipulados:
– O dinheiro está reservado para terminar não só a ponte, como também as cabeceiras que permitirão o acesso. A obra deve ser retomada ainda neste mês de agosto, mas isso não depende exclusivamente de nós, apesar da sinalização do TCE (Tribunal de Contas do Estado) ter sido muito boa. Quem sabe a conclusão dessa obra importante não seja um presente de natal para região? A obra tem tudo pra terminar ainda neste ano ou, no máximo, até o carnaval ou a Páscoa (do ano que vem, 2022) – garantiu o governador Cláudio Castro.
As origens do renascimento nas páginas da Folha
O Projeto Fênix foi parido das discussões formuladas em 11 painéis publicados pela Folha da Manhã e no blog Opiniões, do diretor de redação Aluysio Abreu Barbosa, entre julho e setembro de 2020, ouvindo 34 representantes da sociedade civil organizada sobre a crise financeira de Campos. A intenção era buscar uma alternativa econômica e os entrevistados apontaram para a agricultura e pecuária; vocações que sempre moveram Campos, desde o século XVII, mas que foram sucateadas no final dos anos 90 com a bonança dos royalties do petróleo da Bacia de Campos.
O projeto foi abraçado pela empresária e diretora da Folha, Diva Abreu Barbosa, em parceria com a Asflucan, o Sindicato Rural, o setor produtivo, universidades públicas e tantos outros órgãos públicos e entidades da sociedade civil organizada. Para a empresária e ex-professora de História, a ideia surgiu e foi apresentada em uma janela histórica única. “Temos um governador preparado para ouvir e uma pessoa de Campos (Rodrigo Bacellar) com vontade de fazer acontecer e somar forças com o município. É uma oportunidade de renascimento que não podemos perder”, disse.
Durante o café empresarial promovido nesta sexta-feira (6), Rodrigo Bacellar comentou sobre o projeto e sua importância: “Não existe estado forte sem interior forte”, afirmou. O secretário de Governo ainda enfatizou a “capacidade de ouvir fora do normal” do governador Cláudio Castro. Para o secretário, “através desta capacidade o estado está sendo reconstruído”. Por fim, propôs um pacto pela cidade de Campos afirmou que seu propósito dentro do governo é fazer somar no interior do Estado do Rio.
O próximo voo da Fênix
De acordo com os coordenadores e organizadores do Projeto Fênix, uma vez que o documento base foi entregue ao governador Cláudio Castro, cabe aguardar e lutar pela assinatura de um protocolo de intenções de apoio do governo estadual.
— Nessa oportunidade, que esperamos ser breve, pretendemos explicar o Projeto Fênix ao governador Cláudio Castro, preferencialmente, em audiência, no Palácio Guanabara, bem como a metodologia do trabalho a ser executado pelo Grupo de Trabalho Executivo-Fênix — explicou um dos coordenadores do projeto, Adelfran Lacerda.
Os trâmites para o agendamento desta apresentação ao governador Cláudio Castro já estão em andamento. Quando for assinado, o Grupo de Trabalho Executivo vai analisar, propor e formular estratégias, a fim de orientar o Estado do Rio com relação às providências e ações que devem ser tomadas em cada caso — sanando problemas, resolvendo entraves burocráticos ou arrecadando capital de investimento.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS