Parceria garante recuperação do Canal Cambaíba
- Atualizado em 19/07/2021 20:04
Estão sendo realizadas obras de recuperação do Canal Cambaíba e do extenso Canal São Bento, através de parceria entre a Prefeitura e Asflucan. Superbombas estão instaladas no rio Paraíba do Sul, na entrada do Canal, para aduzir água na direção do Canal Coqueiros. Essa medida contempla os produtores rurais do Assentamento do Incra em terras da antiga Usina Cambaíba, bem como o aumento do volume de água neste canal contribui para oxigenar a água que há mais de quatro anos se encontra estagnada.
A dragagem de manutenção do Canal São Bento está drenando as propriedades de produção agrícola e de pecuária de leite que ficaram alagadas devido à falta de escoamento por causa do leito do Canal que, por estar sem limpeza de manutenção desde 2016, está assoreado e tomado de vegetação que impedem o fluxo natural das águas para desaguar na Lagoa Feia e no mar.
O secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Almy Junior, visitou nesta segunda-feira (19) áreas onde os serviços com a retroescavadeira long reach estão sendo realizadas.
“Esta parceria com a Asflucan tem sido muito importante para evitar danos maiores aos produtores rurais. Além de fazer adução de água do Paraíba do Sul, através das superbombas da Asflucan, temos a long reach, que é uma máquina ágil de lançar com caçamba de maior porte e que se move sobre esteira nas áreas encharcadas e proporciona trabalho eficiente. Já fizemos a limpeza nos Canais de Cambaíba, no Canal de Ligação e São José, no perímetro urbano, e nos trechos críticos dos canais São Bento, Quitinguta e no Canal das Flechas junto das comportas onde grandes moitas ficaram presas junto das comportas, provocando emperramento. Para fazer um trabalho eficiente, a Secretaria de Agricultura contratou barqueiros experientes que auxiliam o trabalho da máquina cortando com foices a vegetação presa nos pilares e, dessa forma, liberamos o fluxo das águas”, detalhou o secretário Almy Junior.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS