Cedip abre agendamento para pessoas com HIV acima dos 35 anos
- Atualizado em 21/05/2021 19:57
O Programa Municipal DST/Aids e Hepatites Virais - Centro de Doenças Infecto-Parasitárias (Cedip) abriu o agendamento para que pessoas portadoras do vírus HIV e hepatite B e C, acima de 35 anos de idade, recebam a primeira dose da vacina contra a Covid-19. A vacina é exclusiva para os pacientes cadastrados no programa.
Segundo o coordenador do programa, Rodrigo Rodrigues de Azevedo, o Cedip funciona das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, mas o horário de atendimento para a imunização contra a Covid é das 10h às 15h.
Ele disse que já foram vacinados cerca de 500 pacientes acima dos 60 anos de idade. “Estamos atendendo agora as pessoas com 35 anos ou mais, mas se chegar um paciente que tenha 60, 70 ou 80 anos, vai receber a vacina, desde que seja cadastrado no programa”, explicou Rodrigo, destacando que o agendamento, que pode ser feito de forma presencial, é para evitar aglomeração no local. O Cedip funciona na Rua Conselheiro Otaviano, nº 241, Centro.
Todas as medidas de proteção ao vírus, como o uso de máscara, higienização das mãos e manter uma distância segura, estão sendo adotadas. Rodrigo disse que as consultas ambulatoriais e o teste rápido para detectar o vírus HIV, hepatite B, hepatite C e sífilis, também estão sendo realizadas por meio de agendamento. O paciente pode ligar para o número (22) 98175-1647.
“Dessa forma e com as medidas de proteção, temos conseguido manter o atendimento de forma eficaz mesmo em meio à pandemia”, disse ele, explicando que o agendamento não se faz necessário apenas para os casos de urgência médica.
“É o que chamamos de Profilaxia Pós-Exposição ao HIV (PEP), que consiste no uso de medicamentos antirretrovirais para reduzir o risco de infecção em situações de exposição ao vírus. O tratamento deve ser iniciado o mais rápido possível, preferencialmente nas primeiras duas horas após a exposição e no máximo em até 72 horas”.
O programa conta com uma equipe multidisciplinar, formada por infectologistas, psicólogos, psiquiatras, assistentes sociais, enfermeiros, farmacêuticos, entre outros. O Cedip atende pacientes de toda a Região Norte Fluminense.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS