"Mais do que programa social, o campista merece emprego e sua dignidade de volta", diz Tadeu
20/10/2020 07:44 - Atualizado em 20/10/2020 11:49
"No nosso pensamento de republicano, o campista merece muito mais do que um prato de comida ou uma passagem social. Ele merece emprego, salário e ter a sua dignidade de volta". A afirmação é de Tadeu Tô Contigo (Republicanos), o último, por ordem de sorteio, a ser entrevistado na primeira rodada de entrevistas da Folha FM 98,3 com os candidatos a prefeito de Campos, na manhã desta terça-feira (20). Segundo Tadeu, caso ele seja eleito, haverá a realização de programas sociais no município, mas vinculados à capacitação de membros das famílias beneficiadas.
— Entendemos que temos que dar assistência social, isso é obrigação de qualquer gestor municipal. Mas, nós também temos que dar possibilidades, oportunidades a esse cidadão, com assistência social, para que ele possa voar com as próprias asas. É isso que a gente está buscando. Não adianta, como aquele velho ditado: entregar só o peixe. Nós vamos entregar o peixe enquanto for necessário, mas, ao mesmo tempo, nós vamos ensinar o cidadão a pescar. A partir do momento em que ele puder pescar, então nós vamos abrir aquela vaga a outras famílias — disse Tadeu Tô Contigo. — Vamos dar, sim, ajuda para essas famílias mais necessitadas, comprovadamente. Mas, ao mesmo tempo, vamos pensar um ou dois membros dessa família beneficiada para que ela possa ser capacitada com cursos de capacitação e qualificação, para ser absorvida como mão de obra das indústrias e empresas que nós vamos atrair para o nosso município. Dessa forma, nós vamos garantir a membros dessa família salário, condições de sustento, para que ela possa decidir o que vai comer, que transporte ela vai utilizar — pontuou.
Entre as propostas apresentadas durante a primeira edição desta terça do programa Folha no Ar, Tadeu prometeu ampliar as escolas em tempo integral "dentro das possibilidades financeiras". E, no transporte público, garantiu acabar com o formato tronco alimentador implementado na atual gestão.
— Uma das primeiras ações que vou tomar é desfazer esse programa de integração das vans com os ônibus. No papel, é lindo, maravilhoso. Mas, na prática, não beneficiou ninguém, principalmente o passageiro. Acho que foi um dos mais prejudicados. Então, nós vamos desfazer isso, permitindo que as vans possam sair das localidades e distritos indo até o Centro da cidade, e que os ônibus possam voltar a circular por localidades e distritos — disse Tadeu. — Para acabar com a concorrência entre ônibus e vans, nós estamos estudando uma tarifa diferenciada para as vans. Entendemos que as vans oferecem um serviço diferenciado em relação aos ônibus: mais rapidez, mais conforto. Então, será permitido a elas, após um estudo de valores, a cobrança de uma tarifa superior à dos ônibus. Com isso, nós não vamos ter a concorrência. O que acontece hoje, acontecia antes mesmo da integração, é que os ônibus saíam das garagens já com uma dívida enorme, da mesma forma que o motorista de van também sai. Mas, quando (o ônibus) chegava no ponto e ia encostar, a van passava à frente do motorista do ônibus, paravam os dois lá, e o passageiro vai embarcar em qual? No ônibus ou na van, se ele tem pressa? Ele vai na van, por conta desse serviço diferenciado! Então, no governo Republicano, nós vamos valorizar o serviço oferecido pelas vans — complementou.
Para Tadeu, a presença no Republicanos dos filhos políticos do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), garantem a ele o apoio da família nas eleições municipais.
— O apoio da família Bolsonaro ao Republicanos já está mais do que declarado. O fato de os filhos políticos do presidente da República estaremno Republicanos e de a primeira esposa do Bolsonaro estar no Republicanos, isso já deixa evidente que, se ele tiver que apoiar alguma candidatura, essa será a do Republicanos. Isso já é acertado. A família Bolsonaro é Republicanos. Em Campos dos Goytacazes, o candidato da família Bolsonaro sou eu: Alexandre Tadeu Tô Contigo, do Republicanos. Seria a maior das incoerências eles apoiarem outro candidato. Esse apoio presencial, esse apoio remoto, com vídeos, isso vai acontecer. Não tenho a menor dúvida — enfatizou Tadeu.— Estou tão tranquilo em relação a isso que não me preocupa, sinceramente. O apoio vai chegar no momento certo. Estamos com o nosso marketing trabalhando para que eles cheguem aqui na melhor hora possível. Temos pouco menos de um mês para a eleição, e eles vão chegar no momento correto — acrescentou.
Questionado a respeito de uma possível animosidade dentro do Republicanos em Campos, incluindo descontentamento de parte da nominata de vereadores com Tadeu, o candidato a vice Coronel Ramiro e a direção partidária, conforme noticiado no Blog do Arnaldo Neto, o prefeitável deu a sua versão.
— Eu participei dessa reunião (no último dia 2, em que teria havido troca de ameaças). E, vou te contar, nenhuma ameaça. Muito pelo contrário: nós nos colocamos à disposição de todos os candidatos a vereador. Colocamos a posição do partido. Alguns poucos, dois, três, se não me engano, ficaram decepcionados com a falta de recurso financeiro para a campanha. Ali, nós observamos que essas pessoas lançaram as suas campanhas visando ter isso em mãos. O partido está disponibilizando, e isso ficou acertado lá atrás... O partido falou o seguinte: nosso fundo partidário é pequeno. Mas, nós vamos garantir material farto. Material: o perfurado, o santinho, enfim, adesivos, para que eles possam trabalhar e divulgar a candidatura. Isso foi deixado claro. Quando chegou o momento pós-convenção, estes ficaram descontentes. E a gente deixou claro: quem quer ficar, fica. A condição é essa. Quem não quiser, por favor: siga o seu caminho. A postura de quem tomou essa iniciativa de se decepcionar com aquilo que já estava acordado não é uma postura de republicano — alegou Tadeu Tô Contigo.
O prefeitável também comentououtro tema que estaria causando descontentamento em membros do partido: a falta de um alinhamento ideológico com o presidente Bolsonaro.
— Alguns pequenos membros que se dizem de direita ficaram meio desiludidos por não terem o partido aceito pela Justiça Eleitoral, o partido do presidente da República, e com a vinda da família Bolsonaro para o Republicanos. Mas, eu tenho conversado com algumas pessoas que são de direita, mesmo que não sigam nenhuma organização, digamos assim, e as pessoas entendem perfeitamente. Eu não tenho a linha de direita? Ora, o que a direita faz? Respeita a família, preserva valores, costumes... Eu sou essa pessoa. Não tem nada que desabone. O meu partido, o ex-PRB, que hoje é Republicanos, tem na sua essência exatamente isso: preservação da família, dos valores, dos costumes; busca uma economia liberal. Ou seja: é um partido de centro-direita. O centro não é por não saber para onde ir, não; em cima do muro, não. É um centro de equilíbrio, nada de radicalismo. Da mesma forma que existe uma esquerda radical, existe também uma direita radical. Nós não podemos chegar ao extremo — afirmou Tadeu.
Confira a entrevista completa:
 
 
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS