Uenf alcança nota máxima em dois cursos avaliados no Enade
20/10/2020 17:45 - Atualizado em 20/10/2020 19:14
A Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf) alcançou, na edição de 2019 do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), nota máxima (5) em dois dos cinco cursos de graduação avaliados. Os outros três receberam 4 na avaliação final. O relatório referente às instituições de ensino superior, elaborado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), foi divulgado nesta terça-feira (20).
Os cursos da Uenf avaliados no Enade foram: Medicina Veterinária, Zootecnia, Engenharia de Produção, Engenharia Civil e Agronomia, sendo estes dois últimos os que alcançaram a nota máxima da avaliação.
Reitor da Uenf, Raul Palacio declarou estar muito satisfeito com o resultado do Enade, que já era esperado devido às notas das edições passadas do exame.
— O resultado representa é a confirmação do trabalho e da dedicação, tanto dos professores quanto dos estudantes e técnicos, à universidade. Só 1% das universidades e centros universitários particulares tiveram nota máxima. Não podemos esquecer que o resultado do Enade guarda relação com a pesquisa e com a extensão, porque os meninos entendem a importância deles perante a sociedade. O resultado demonstra seriedade com que eles enfrentaram desafio. Parabéns a todas as escolas públicas que tanto sofrem com redução constante de recursos. Imagine se a gente recebesse o que deveria receber, o que a universidade poderia fazer em prol da sociedade — pontuou. Palacio afirmou que a Uenf aguarda, agora, o resultado geral da instituição.
Aplicado há 14 anos, o Enade tem como objetivo avaliar o desempenho dos alunos quanto aos “conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos respectivos cursos de graduação, às suas habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e às suas competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico de sua profissão, ligados às realidades brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento”. O exame foi feito por estudantes em período de conclusão do curso.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS