Training Peaks
14/05/2020 20:06 - Atualizado em 15/05/2020 17:05
 
Algumas definições de importantes métricas do TrainingPeaks que justificam sua aprendizagem continuada.
Uma incrível ferramenta que propicia mais qualidade aos professores que buscam entregar um serviço MUITO diferenciado aos seus alunos. Vamos lá. 
O QUE É DISSOCIAÇÃO (PW:HR / PA:HR)?
A Dissociação ou a relação Potência para Frequência Cardíaca / Pace para Frequência Cardíaca é uma métrica bem útil para demonstrar aptidão aeróbia por uma determinada duração.
A medida que um atleta começa a fatigar sua potência ou pace vai cair para a mesma frequência cardíaca, ou sua frequência cardíaca vai subir para mesma potência ou pace. Esse fenômeno pode ser uma indicação de aptidão aeróbia ou falta disso.
Para determinar a dissociação nós comparamos o EF das duas metades de um treino ou intervalo de tempo selecionado.
Essa comparação produz um percentual que representa o declínio do EF (Fator Eficiência*) da primeira metade para a segunda. Como regra de ouro, você quer encontrar uma dissociação de 5% ou menor durante o curso de tempo alvo.
Nota: Uma vez que esse métrica é baseada em frequência cardíaca ela pode ser impactada por calor, estresse, desidratação e outros fatores ambientais.
Confira seus treinos longos e ritmados de VI** baixo, corrida ou bike, se a dissociação for maior que 5%, observe os fatores ambientais como temperatura do dia ou estado de hidratação.
Se estes aspectos estiverem normais talvez você deva fazer um trabalho de condicionamento aeróbio adicional.
Considere treinar mais na zona 2 ou revisitar a fase de base.
Fator Eficiência - *EF- Para fazer um pedal forte ou mandar ver em um 10km em ritmo de prova, sua frequência cardíaca (input) sobe para produzir a potência (output) para te impulsionar ao longo da jornada. A medida que você fica mais em forma você é capaz de realizar mais trabalho com menos esforço. Em outras palavras, você se tornou mais eficiente.
Nós conseguimos esse número ao dividirmos output (potência ou pace) por seu input (frequência cardíaca). Note que esse número não é útil sozinho, ou mesmo para você se comparar a outros atletas. Para fazer o melhor uso deste número, você deverá fazer treinos similares em estado estável ao longo do tempo e observar o EF, para monitorar o progresso do seu treino e o impacto em sua eficiência.
COMO USAR O FATOR DE EFICIÊNCIA (EF)
Agende a cada 1 ou 2 semanas um treino de referência, uma corrida constante e ritmada ou uma pedalada e observe o EF ao longo do tempo.
 
Uma vez que seu EF encontrar um platô, pode ser o momento de seguir adiante para próxima faze de seu treino, ou incrementa-lo com novas sessões.
Índice de variabilidade - VI**- Índice de variabilidade é uma métrica que mostra quão ritmada foi a pedalada. Essa pode ser uma métrica muito importante para atletas de contra o relógio ou triatletas, já que o ritmo da o tom do jogo!
O índice de variabilidade é calculado ao dividir sua potência normalizada NP (a estimativa do custo metabólico de sua pedalada) pela média da potência.
Quanto mais próximo esses dois números estiverem, menor a variação durante a pedalada e com menor desperdício energético. Para uma pedalada estável e ritmada como uma prova de contra o relógio ou a parte de ciclismo em um triathlon, esperamos que esses números estejam bens próximos, resultando em um VI de 1.05 ou menor.
Bons treinos!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Marcos Almeida

    [email protected]