Prefeitura e forças de Segurança nas ruas com operação "fique em casa"
05/04/2020 10:52 - Atualizado em 12/04/2020 14:57
Divulgação
A Prefeitura de Campos, em conjunto com Ministério Público Estadual, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Polícia Militar, realizou na noite desse sábado (4), a blitz “Fique em casa”. O comboio percorreu bairros e distritos como Goitacazes, Donana, Penha, Vicente Dias, Pelinca, Parque Santo Amaro, Jardim Carioca e Cidade Luz. A operação teve o objetivo de conscientizar a população para a importância de manter o isolamento domiciliar e fiscalizar estabelecimentos comerciais, para verificar se estão respeitando o decreto municipal 33/2020, que proíbe a abertura durante o período de emergência em função da pandemia de coronavírus.
A ação de fiscalização, realizada pela Superintendência de Postura, com apoio da Guarda Municipal, além dos demais órgãos, teve início em frente ao Centro de Controle e Combate ao Coronavírus de Campos. A operação foi acompanhada pelo promotor da 2ª Vara de Tutela Coletiva do Ministério Público, Marcelo Lessa, que considerou o resultado bastante satisfatório e mostrou que a população vem aderindo ao apelo das autoridades de saúde.
— Demos início à ação em frente ao Centro de Controle e Combate ao Coronavírus de Campos para passar a mensagem que na guerra existem várias frentes. Nós, Forças de Segurança, estamos na ponta orientando e fazendo com que as leis possam ser cumpridas, os profissionais de Saúde estão em outra ponta atendendo e cuidado dos pacientes. Outras ações vão ocorrer durante este período e quem desobedecer será autuado e levado para delegacia — contou Lessa.
De acordo com o fiscal da Postura, Thiago Caldas, os proprietários de bares, restaurantes e depósitos de bebidas que tiverem abertos para o público durante este período estabelecido pelo decreto municipal serão multados no CPF e, em caso de reincidência, conduzidos para a delegacia. “Essa é segunda ação que estamos realizando. Hoje (04), foram visitados 10 comércios e aplicamos oito multas para os donos dos estabelecimentos. Além dessas ações nos finais de semana estamos também durante os dias de semana realizando as fiscalizações rotineiras do órgão”, disse Thiago.
O decreto municipal estabelece que somente os serviços essenciais como supermercado, farmácias, entre outros (confira aqui) devem permanecer abertos durante a quarentena. Bares, restaurantes e depósitos de bebidas só podem funcionar com atendimento delivery.
A médica plantonista do Centro de Controle e Combate ao Coronavírus, Cynthia Cordeiro, reiterou o pedido para que a população fique em casa e cumpra as orientações médicas. “Durante este período todos os esforços de todas as esferas estão sendo feitos, para que a população seja bem atendida. Mas, para isso precisamos que todos vocês cumpra a quarentena em casa e só saiam para emergências”, finalizou Cynthia.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS