Estado iniciará montagem do hospital de campanha em Campos até segunda-feira
Virna Alencar 30/03/2020 14:13 - Atualizado em 02/04/2020 16:35
Área da antiga Vasa
Área da antiga Vasa / Rodrigo Silveira
O hospital de campanha anunciado pela secretaria estadual de Saúde do Rio de Janeiro neste mês de março deve começar a ser instalado em Campos até a próxima segunda-feira (6), para atender pacientes com coronavírus (Covid-19). A previsão do governo estadual é que a unidade seja inaugurada no dia 30 de abril, juntamente com outras sete no estado. O assunto foi tratado durante reunião por videoconferência, na tarde desta segunda-feira (30), entre o prefeito Rafael Diniz, o governador Wilson Witzel e demais prefeitos do Norte e Noroeste Fluminense, que apresentaram as suas demandas no enfrentamento à doença. Em resposta a Rafael, o secretário estadual de Saúde, Edmar Santos, falou que o hospital de campanha terá 200 leitos, sendo 100 de UTI e 100 de clínica médica. Campos também receberá uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Em boletim epidemiológico mais recente, divulgado no início da tarde, a Prefeitura de Campos descartou mais um caso suspeito de Covid-19. Com a nova atualização, a cidade segue com um caso confirmado e 15 suspeitos. Nesta semana, o município receberá importantes doações da iniciativa privada e por meio de parcerias com as Polícias Civil e Militar, além do Ministério Público.
Durante a videoconferência, o prefeito Rafael Diniz apresentou as ações que Campos vem implementando. “Estamos mantendo esse canal aberto com o Governo do Estado, todos unidos nesse enfrentamento ao coronavírus. Passamos ao Estado as ações que Campos vem implementado, como barreira e higienização sanitárias; o Centro de Combate e Controle ao Coronavírus de Campos que já está equipado, profissionais treinados e o serviço 192, que está voltado para atender à população, esclarecer dúvidas quanto à Covid-19 e, se necessário, orientar quanto ao atendimento”, destacou o prefeito.
Em nota, a Prefeitura de Campos informou que "as medidas de enfrentamento ao coronavírus continuam em Campos, como a higienização de espaços públicos e a barreira sanitária na BR-101, além da fiscalização das equipes das superintendências de Posturas e do Procon. O abrigo provisório para a população em situação de rua já está recebendo as pessoas. Através de carros de som, a Prefeitura de Campos está oferecendo mais um canal de comunicação para orientar e prevenir a população sobre o novo coronavírus. Carros de som estão integrados nessa força-tarefa de combate ao Covid-19, principalmente no interior do município. A nova ação, segue a determinação do prefeito Rafael Diniz, que tem como objetivo atingir todas as comunidades de Campos.
A nota acrescentou ainda que "para dar mais celeridade aos resultados dos exames que atualmente são realizados no Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels (Lacen-RJ), a Vigilância em Saúde do município segue em tratativa com a Vigilância em Saúde do Estado e com Lacen-RJ, a fim de que a cidade de Campos se torne um polo regional do exame PCR para detecção do vírus causador da Covid-19".
Medidas do Estado - O governador Wilson Witzel anunciou novos investimentos em hospitais e equipamentos para agilizar o atendimento a pacientes de Covid-19. Serão montados oito hospitais de campanha no estado, com 1,8 mil leitos no total. A previsão é que as unidades sejam inauguradas até o dia 30 de abril. Além de Campos, o Estádio do Maracanã, Jacarepaguá, Leblon, Caxias, São Gonçalo, Casimiro de Abreu e o Complexo de Gericinó também irão contar com hospitais de campanha. 
A partir desta segunda-feira (30), o SAMU 192 ganhou o reforço de mais 112 veículos, sendo 35 Unidades de Suporte Avançado (as USAs, também conhecidas como “UTIs móveis”), 47 Unidades de Suporte Básico (USBs) e 30 motolâncias. O objetivo é reforçar o atendimento emergencial à população nos próximos seis meses. O investimento chega a R$ 166,5 milhões.
Além disso, a secretaria de Saúde, vai adquirir, ainda esta semana, mais de 700 mil testes rápidos que serão disponibilizados prioritariamente a profissionais da saúde, da segurança pública, pacientes graves sob suspeita de corona, além de óbitos em investigação.
Na próxima semana, o Governo do Estado entregará ainda 42 ambulâncias a municípios fluminenses. A frota vai permitir a transferência de infectados para hospitais de referência, localizados em vários pontos do Estado do Rio de Janeiro, no combate à doença. O contrato prevê, ao todo, 229 ambulâncias e 93 vans.
Doações — Nesta segunda-feira, o prefeito Rafael Diniz informou em vídeo divulgado nas redes sociais que o município recebeu uma importante doação da concessionária Águas do Paraíba, responsável pelo serviço de saneamento básico na cidade. São 22 mil sabonetes e 18 mil litros de água sanitária que serão distribuídos a população por meio da secretaria de Desenvolvimento Humano e Social, com base no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), seguindo as orientações do Ministério da Cidadania.
"Já iniciamos o processo de aquisição dos quites alimentares para os nossos alunos da rede pública municipal, já abrimos o nosso abrigo para cuidar da população de rua, ou seja, esse é mais um importante passo da nossa gestão e tenho certeza de que nessa semana mais notícias a gente estará trazendo para cuidar daqueles que mais precisam”, declarou o prefeito.
Atendendo a pedido do Ministério Público, a Cooperativa Agroindustrial do Estado do Rio de Janeiro (Coagro) também doará nesta terça-feira (31), 10 mil litros de álcool 70% ao município. “Recebemos a solicitação do promotor Fabiano Rangel e estaremos fazendo a entrega do álcool 70% ao Ministério Público, às 10h desta terça-feira, na Coagro. A prefeitura de Campos irá fazer a doação das embalagens. Também ficará sob a responsabilidade do município fazer a distribuição do produto para os hospitais públicos e filantrópicos”, afirmou o presidente da Coagro, Frederico Paes, ressaltando que, caso haja necessidade, uma nova remessa, a Cooperativa irá viabilizar com uma nova distribuição.
Apreensões — Embalagens de álcool em gel 70% apreendidas pelas polícias e Ministério Público, neste mês de março, serão disponibilizadas ao município, que irá direcionar aos profissionais de saúde a serem utilizados como Equipamento de Proteção Individual (EPI).
Ações — No fim da manhã de domingo (29), o prefeito Rafael Diniz fez a última vistoria no Centro de Controle e Combate ao Coronavírus de Campos, montado pela Prefeitura em parceria com a Beneficência Portuguesa. O prefeito estava acompanhado dos médicos responsáveis pela operação do local, por secretários municipais e representantes do Sindicato dos médicos, hospitais, Ministério Público e da Polícia Civil. Durante a visita também foi anunciado outro serviço importante no atendimento à população. A partir desta segunda (30), médicos estarão de plantão atendendo ligações de pacientes com suspeita da Covid-19, através do 192.
No sábado (28), a Prefeitura implantou o Abrigo Provisório para a População em Situação de Rua. O espaço deve receber, aproximadamente, 60 usuários e integra o Plano de Ação para Pessoas em Situação de Rua no Combate ao Covid-19, que conta, ainda, com abordagens sociais em parceria com a Defesa Civil e de profissionais da saúde, visando identificar pessoas com sintomas da doença.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS