Grupo Vocal Freesom com as portas abertas para interessados
23/09/2019 17:23 - Atualizado em 30/09/2019 14:00
Rakenny Braga/Divulgação/IFF
As tensões rotineiras da vida, incluindo aquelas decorrentes de situações nos ambientes de trabalho e estudo, levam muitos servidores e alunos do Instituto Federal Fluminense a buscarem algo prazeroso para tornarem a vida mais leve. Na área musical, o Grupo Vocal Freesom está com as portas abertas para interessados. Trata-se de um projeto de extensão realizado no campus Centro, em Campos, coordenado pelo servidor e músico Júlio César Ribeiro.
Um dos objetivos de Júlio César e dos integrantes do projeto é o de aumentar a participação da comunidade externa. No Grupo Vocal Freesom, os participantes são estimulados a ampliarem seu horizonte musical. A inscrição para participar pode ser feita pelo email: [email protected]
— Acho que o Freesom diferencia do coral, porque tem um solista em cada música em vez de o naipe (conjunto de vozes ou instrumentos musicais) fazer o solo — explicou Júlio César.
Atualmente, o grupo conta com 25 vocalistas. Alguns deles também se revezam nos instrumentos musicais. Na condução, o músico e coordenador procura estimular as habilidades pessoais.
Bruno dos Santos, de 19 anos, está no Freesom desde o início do grupo, em maio de 2015, e é um dos que viu acontecer seu desenvolvimento musical nos últimos anos: “No decorrer do grupo a gente vai aprendendo a tocar chocalho, pandeiro, meia lua, violão”, contou.
A mineira Renata Del Ducca, de 38 anos, que vive em Carapebus e cursa Licenciatura em Teatro, está entre as integrantes mais recentes. “No Freesom, o que é maneiro é que as pessoas são amigas, e é divertido cantar. Não é aquela coisa assim de aula técnica. É cantar e aprender cantando, se divertindo. Isso é muito legal”, pontuou ela.
Bárbara Paes, de apenas 17 anos, concilia a pressão do curso pré-vestibular com a música. Um amigo falou sobre o grupo, e no teste ela se apaixonou. “É um trabalho incrível! Óbvio, tem muita técnica, muito detalhe, mas é tudo de uma forma muito natural. Não é uma coisa maçante”, comentou.
No último sábado (21), o Grupo Vocal Freesom participou do Encontro de Corais de Campos, no Centro de Convenções da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) Darcy Ribeiro. Antes, já havia se apresentado nas comemorações dos 36 anos do Centro Integrado de Educação Pública (Ciep) José do Patrocínio. Em 2018, foi eleito o melhor projeto cultural da Mostra de Extensão IFF, Universidade Federal Fluminense (UFF) e Uenf, e recebeu moção de louvor da Academia Pedralva Letras e Artes. Já neste ano, em julho, ganhou certificado do Congresso da Sociedade Cultura Latina — Seção Brasil — para os melhores na categoria cantor, coral ou conjunto musical, em Itaperuna. (A.N.) (M.B.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS