Custo de vida em Buenos Aires (2019 - antes das eleições presidenciais argentinas)
18/09/2019 17:15 - Atualizado em 19/09/2019 09:26
Quanto custa viver em Buenos Aires? Pergunta capciosa... porque a resposta é: depende.
Para entender melhor sobre o custo de vida em Buenos Aires, primeiro é preciso saber que existem duas Buenos Aires. Então que fique claro, existe CABA: Ciudad de Buenos Aires ou Ciudad Autónoma de Buenos Aires — também chamada Capital Federal por ser sede do governo federal — que é a capital da República Argentina; e existe a GBA que é a Grande Buenos Aires.
Por exemplo: quando você chega de avião no aeroporto Internacional de Ezeiza e vai para seu hotel na Recoleta, terá que sair de uma província de (GBA) e ir para um bairro da Capital (CABA). Muitos viajantes são pegos de surpresa ao visitar Buenos Aires pela primeira vez porque não sabem o quão distante e caro é se deslocar de Ezeiza à Capital.
Eu gosto de indicar para a ida e volta do aeroporto uma opção bem econômica e segura - tomar o ônibus Linha 8 (autopista) por 20 pesos (R$1,50). Logicamente existem as clássicas opções de taxi, Uber, Cabify e até mesmo um frescão especial (Tienda León), cada uma com seu preço, porém todas muito mais caras que o linha 8.
Antes de me mudar para a Argentina meus filhos estudavam em colégios particulares. Certamente se eu ainda estivesse no Brasil iria desejar, e cobraria do meu mais velho, que passasse no vestibular para uma universidade pública, o que pode ser muito difícil mesmo para um excelente aluno.
Em Buenos Aires, uma das vantagens de morar na capital é a qualidade do ensino público.
Sei que para muitas famílias brasileiras estudo é o "investimento" mais custoso do mês, em bom português, é um verdadeiro rombo no orçamento. Morando em Buenos Aires esse custo simplesmente desaparece!
Vale lembrar que a Universidade de Buenos Aires, a UBA, totalmente gratuita e sem vestibular (com ingresso direto garantido a cidadãos do Mercosul) é considerada melhor que a USP e a UFRJ, de acordo com o Ranquing QS. A consultoria britânica faz a classificação anual de 1.000 universidades, baseada em produção científica e a percepção de acadêmicos de todo o mundo entrevistando-os a cerca da reputação institucional das mesmas. Desde 2015 a UBA é a única universidade Ibero-americana, ou seja, de idioma português ou espanhol, entre as 100 melhores do mundo.
Tenha em conta que o que define, objetivamente, o patamar do seu custo de vida em Buenos Aires é, em última análise, o preço do aluguel. Veja o que aprendi desde que vim morar aqui.
Não importa o bairro ou o estilo de vida, os itens mais caros a pagar no mês são sempre o aluguel e as outras despesas mensais (expensas e ABL) que seriam o "condomínio". Na capital o aluguel de um quarto e sala está entre 16 a 22 mil pesos, dois quartos de 18 a 35 mil e 3 quartos de 27 a 42 mil. Existem, logicamente, apartamentos ainda mais caros que estariam na categoria de imóveis de luxo.
O câmbio hoje, em setembro de 2019, está favorável para quem tem receita em Reais (1 Real = 14 pesos). Outro fator importante é incluir o percentual de inflação. É comum reajustes semestrais de 15% nos aluguéis.
Alugar apartamento em Buenos Aires não é uma tarefa simples. Pode-se alugar um mobiliado por temporada de 6 meses e pagar à vista; ou por 2 anos e meio com garantia de um fiador (que da em garantia um imóvel na Capital ou província); ou com garantia bancária para quem tem emprego com carteira assinada há no mínimo 3 meses ou trabalha por conta própria há mais de um ano emitindo notas fiscais.
Internet, tv a cabo e telefonia seguem a mesma lógica do Brasil, as operadoras disputam a preferência dos consumidores e aí, você pode conseguir boas ofertas.
Vale lembrar que o gasto com gás é barato, mesmo com estufa a gás (calefação para o inverno). O gasto com luz pode sair caro se os aparelhos de estufa forem aqueles de ar condicionado sprint. Vale controlar e observar. Gasto com água é baratinho e às vezes está incluído no condomínio.
Gastos com academia de ginástica pode variar bastante, minha dica é fazer ginástica ao ar livre.
Plano de saúde é um assunto que merece uma matéria exclusiva. São muito diferentes do que estamos acostumados no Brasil. Os hospitais públicos de CABA são bem concorridos, é necessário chegar cedo e esperar. A "magia" de viver na capital, tem haver justamente com saúde e educação que são gratuitos e de qualidade. De maneira geral os gastos com saúde aqui são bem mais em conta que no Brasil, o mesmo não se pode dizer de remédios.
A opção mais em conta para ter assistência médica em clínicas e hospitais particulares é ter um plano de saúde a partir de um regime fiscal de monotributos. Qualquer pessoa pode escolher ser monotributista * , assim paga-se imposto mensalmente e pode-se emitir nota fiscal. Matriculado nesse regime você pode ter uma "Obra Social", que é como eles, aqui em Buenos Aires, chamam o plano de saúde. O gasto gira em torno de apenas 1200 Pesos e você pode incluir filho ou companheiro pagando 700 Pesos a mais para cada.
Por último, é preciso dizer que comprar roupa aqui em Buenos Aires é de maneira geral, caro. No entanto, todos nós sabemos que em se tratando de rechear o guarda roupa vale a velha lei da pesquisa de peças coringas, garimpar em outlets (aqui tem vários em Palermo e Villa Crespo) e ficar de olho em promoções, até mesmo em shoppings de luxo. Quando há promoção "rebajas", são pra valer! Podem-se encontrar bons preços em lojas de fábricas na rua Avillaneda (distrito de Flores), alguma variedade a preços competitivos na província de Olivos e também no bairro Onze que fica na Capital, mas este último peca pela qualidade.
Morar em uma grande cidade como Buenos Aires pode ser bem caro, mas também é possível fazer várias manobras para economizar de forma inteligente. O que torna a vida em Buenos Aires leve e divertida em relação ao Brasil não é a comparação de preços, pois como comentei isso pode variar muito.
O que faz valer a pena viver aqui é a qualidade de vida. Buenos Aires foi considerada, de acordo com o Jornal britânico The Economist, a segunda cidade mais segura da América Latina (Santiago do Chile levou o primeiro lugar), há uma infinidade de opções de entretenimentos gratuitos, cursos, muita oferta cultural e de lazer, clima frio e gostoso na maior parte do ano, arquitetura urbana maravilhosa, avenidas e calçadas amplas e planas, pouco trânsito na hora do rush, um sistema de transporte que funciona 24h com passagem bem mais baratas do que no Brasil e com muita qualidade.
Além de tudo isso, viver em Buenos Aires possibilita turbinar o seu espanhol! É uma grande conquista para qualquer pessoa adquirir fluência em um outro idioma. Parar de falar "portunhol" e aprender um perfeito castellano é um diferencial para o resto da vida, afinal, o idioma espanhol é o segundo mais falado no mundo, perdendo apenas para o Mandarim.
Nota: Monotributista: é Pessoa Física, mas com características muito similares ao micro empreendedor individual no Brasil, o MEI.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Gabi Casé

    [email protected]