Ponto Final - Assembleia dos dentistas de Campos é suspensa
24/08/2019 20:56 - Atualizado em 09/09/2019 14:38
Dentistas de Campos
Nesta segunda-feira (26) aconteceria a assembleia convocada pelo Sindicato dos Odontologistas do Norte o Estado do Rio de Janeiro (Sonerj). Segundo edital de convocação com data do dia 23 de agosto, assinado pelo presidente Domingos Ferreira Junior e pela secretária Cecilia Maria Soares, o encontro seria para discussão e deliberação dos seguintes assuntos: ponto biométrico, condições de trabalho e salário.
Repercussão
O assunto dos odontólogos chegou a ser abordado no blog Opiniões, do jornalista Aluysio Abreu Barbosa e hospedado no Folha 1, e em matéria na edição impressa da Folha da Manhã no último sábado. Em ambas as publicações chegou a ser questionada se poderia ocorrer uma possível greve dos dentistas, assim como se encontram os médicos. A convocação para a assembleia, com o ponto biométrico como primeiro item de debate, teve repercussão entre a classe. Os dentistas Beto Miranda e Rafael Corrêa se posicionaram contra o ponto biométrico ser uma pauta de reivindicação e disseram que a maioria também não é contrária à biometria.
Assembleia suspensa
Após repercussão, o presidente do Sonerj, Domingos Ferreira Junior, procurou a Folha da Manhã para informar a suspensão da assembleia. Ele destacou que “não consta na pauta nenhuma votação/deliberação ou ordem de importância entre os assuntos pautados e, sim, uma busca de tomada de opinião da classe sobre assuntos que são relevantes como um todo, e dentre esses, o ponto biométrico, o qual já é uma realidade e se discutiria no evento uma melhor aplicabilidade do mesmo”. Domingos relatou ainda que a assembleia pretendia, após discussão da coletividade, formalizar um documento com as reivindicações da categoria para ser levado ao Poder Público visando soluções.
Evento
Foi realizado no sábado, em Vitória, o IV Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud). Na ocasião, o governador do Rio, Wilson Witzel (PSC), destacou a importância do estado na produção de gás e petróleo para o Brasil e falou sobre os investimentos de R$ 140 bilhões previstos com o fim do monopólio da exploração e distribuição de gás. O governador também apresentou dados que mostram a melhora na segurança, a recuperação da economia e o aumento do turismo no estado. O Cosud pediu, ainda, celeridade na aprovação da PEC 98/2019, que permite a divisão dos recursos de leilões do pré-sal com estados e municípios.
Posição
A Federação das Indústrias do Rio (Firjan) manifesta grande preocupação com as recentes declarações de lideranças internacionais que ameaçam o acordo Mercosul-UE. Considera especialmente grave a interferência de setores econômicos europeus, com seus interesses, nessa discussão. Para o órgão, é necessária a continuidade do processo de implementação do acordo, resultado de mais de duas décadas de negociação, que trará significativos benefícios para os dois blocos. Por isso, ressalta a importância de que a União Europeia ratifique o acordo e mantenha as cláusulas amplamente negociadas, com regras claras sobre a proteção do clima.
Lançamento
Na próxima quarta-feira, às 19h, será lançado o livro “Nutrição e Alimentação de Cães e Gatos”. A obra é de autoria do professor da Uenf Humberto Pena Couto (LZO/CCTA) e da ex-aluna Gabriela Corte Real. O lançamento vai acontecer no Auditório 1 do prédio P4. Editado pela Aprenda Fácil, o livro é voltado para estudantes, profissionais de nutrição net e tutores de cães e gatos. Segundo os autores, o livro visa conscientizar a importância da nutrição adequada de seus animais de estimação e contribuir com a formação e capacitação de profissionais para atuar com competência no mercado pet.
Segue frio
A previsão do tempo para este domingo na região Sudeste é de céu nublado a parcialmente nublado com chuva isolada. No Rio de Janeiro, céu nublado a parcialmente nublado. Nos termômetros, a mínima é de 4°C, e a máxima, de 32°C. Já a umidade relativa do ar pode variar de 20% a 95%.
Charge do dia:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS