Professores definem livros literários
19/10/2018 17:35 - Atualizado em 22/10/2018 16:10
Pela primeira vez na rede municipal de Macaé, professores e equipes gestoras das escolas terão a oportunidade de escolher até o dia 31 deste mês, livros literários por meio do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). A escolha, iniciada nesta quinta-feira (18), acontece no mês em que se comemora o Dia Nacional do Livro, cuja data alusiva é dia 29. A seleção dos livros será para utilização nas salas de aula e bibliotecas no próximo ano letivo. A proposta é permitir que os educadores escolham as obras literárias que mais se adequem ao projeto pedagógico de cada unidade municipal de ensino.
Para ajudar na escolha do livro literário, os educadores deverão acessar o sistema PDDE Interativo. Diante da triagem, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) disponibilizou em seu portal eletrônico o guia digital do programa, que abrange resenhas e informações sobre todas as obras selecionadas para esta edição.
Professores, diretores e coordenadores pedagógicos poderão pesquisar sobre as obras indicadas para os segmentos da Educação Infantil, anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) e Ensino Médio. Para educação infantil e turmas do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental, a escolha será de acervos para sala de aula. Já para o 4º e 5º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio, a seleção será de acervos para biblioteca e de dois livros para cada aluno.
A Secretária de Educação, Leila Clemente, pontua que a oportunidade reforça a gestão democrática. “Os professores e equipes gestoras estão tendo autonomia de decidir com qual material ele quer trabalhar”, observa.
Os livros serão divididos por categorias. As turmas do 1º ao 3º ano contarão com 35 títulos. Já para os 4º e 5º anos de escolaridade serão direcionadas 50 obras, sendo estas para biblioteca. A escolha para livros do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) está prevista para o próximo ano.
De acordo com a coordenadora do Livro Didático na rede municipal, Rose Thomaz, as informações sobre o processo de escolha, assim como as normas de conduta, estão disponíveis no portal do FNDE. Ela lembra também que as informações sobre a escolha foi antecipada pela Secretaria de Educação, com ações específicas. “Recentemente, realizamos reunião com os cuidadores dos livros para repassar as orientações. Também está sendo promovida formação sobre o Programa Nacional do Livro Didático Literário, e aconteceu nesta quarta-feira (17), a Jornada da Orientação Pedagógica, oportunidade para lembrar da importância da escolha”, pontua.
Dia Nacional do Livro - O dia 29 de outubro de 1810 é considerado Dia Nacional do Livro, por ter acontecido a transferência da Real Biblioteca Portuguesa para o Rio de Janeiro, que deu origem a Biblioteca Nacional. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS