Comércio espera Copa do Mundo
15/05/2018 20:28 - Atualizado em 16/05/2018 20:43
Vendas de produtos para a Copa do Mundo
Vendas de produtos para a Copa do Mundo / Antônio Leudo
A economia brasileira, mesmo a distância, espera ganhar com o início da Copa do Mundo, que este ano será na Rússia. Um estudo realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) revela que três em cada dez (33%) micro e pequenos empresários dos ramos do comércio e serviços estimam que as vendas dos setores como um todo aumentem no período dos jogos, daqui a um mês. Em Campos, a situação não é diferente. O comércio varejista começa a investir e a vender, mesmo que ainda de forma tímida, as mercadorias, principalmente camisas e enfeites.
Esse otimismo refere-se ao aumento do faturamento, principalmente em setores que lucram com o consumo sazonal de produtos nesta época e estão diretamente ligados ao evento, como souvenirs (80%), comércio informal (72%), bares e restaurantes (68%), supermercados (66%), comércio eletrônico (57%) e transporte (51%). “A Copa do Mundo sempre injeta ânimo na economia e deve aquecer, sobretudo, os setores do comércio e serviços, que encontram uma oportunidade gerada pelo clima de euforia das torcidas com as comemorações após as partidas”, destaca o presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro Junior.
Na cidade, lojas de produtos de festa já têm itens para a torcida pela Seleção Brasileira. As pessoas já estão de olho em cornetas, chapéus, óculos, tudo nas cores verde e amarelo. “Tem bastante novidade para torcer pela seleção. Vou reunir meu grupo de amigos primeiro para depois comprar os acessórios para a festa”, diz a dentista Daniela Castro, que estava na loja e chegou a comentar sobre o preço salgado da camisa oficial da seleção, sendo comercializada por até R$ 450.
Ainda segundo a pesquisa, os empresários também apostam em promoções para atrair o consumidor. O estudo revela que dois em cada dez empresários entrevistados (20%) afirmam já estar se preparando para atender ao aumento da demanda durante os jogos. As promoções são a grande aposta para atrair o consumidor (42%). Para 20%, há intenção de ampliar seus estoques e 10% contratar mais funcionários. Além disso, estão previstas ações como decoração com bandeiras e cores do Brasil (37%), divulgação do estabelecimento (25%) e ampliação do mix de produtos ofertados (22%).
Vendas de produtos para a Copa do Mundo
Vendas de produtos para a Copa do Mundo / Antônio Leudo
Bancos: horário diferenciado no dia de jogo
Na última segunda-feira, a Federação Nacional dos Bancos (Febraban) divulgou os horários diferenciados para o atendimento ao público nas agências bancárias nos dias de jogos da Seleção Brasileira, durante a Copa do Mundo da Rússia. De acordo com a circular emitida pelo Banco Central (BC), por motivos de segurança das agências e de transporte de valores, a recomendação é de que o horário seja reduzido.
Na primeira fase, o Brasil joga no dia 17 de junho (domingo), em 22 de junho (sexta-feira), às 9h, e no dia 27 de junho (quarta-feira), às 15h. De acordo com a Febraban, os bancos terão de informar o horário de funcionamento e atendimentos nos dias de jogos em cartazes afixados nas agências com antecedência de 48 horas.
Ao público — Em dias de jogos às 9h, o atendimento ao público será das 13h às 17h. Em jogos às 11h, o atendimento será das 8h30 às 10h30. Em dias de jogos às 11h, o atendimento ao público nas agências do interior, da capital e regiões metropolitanas será das 8h30 às 10h30 e das 14h às 16h. Em dias de jogos às 15h, as agências vão permanecer abertas das 9h às 13h. (D.P.P.) (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS