Mutirão de combate ao Aedes aegypti começa em seis bairros nesta sexta
15/05/2018 19:40 - Atualizado em 16/05/2018 19:49
Ação preventiva discutida em reunião
Ação preventiva discutida em reunião / Supcom Campos
Terão início na próxima sexta-feira (18) os mutirões integrados com ações de prevenção às arboviroses (dengue, zika, chikungunya e febre amarela) pelos bairros, localidades e distritos do município. As ações, também de conscientização da população, serão realizadas por agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e equipes das superintendências de Limpeza Pública, Postura e das secretarias de Desenvolvimento Humano e Social (SMDHS) e Ambiental. Este ano, no município, foram confirmados 35 casos de dengue, 55 de chikungunya e nenhum de zika.
Para traçar novas estratégias de enfrentamento às doenças, uma nova reunião foi realizada na secretaria de Governo nesta terça-feira (15), onde começaram a ser definidas as participações de cada setor e o cronograma dos mutirões. 
— O mutirão terá início no dia 18 pela manhã, nos bairros Salo Brand, Turfe Clube, Riachuelo, Matadouro, Parque Fazendinha e Fazenda Grande. A integração entre as secretarias neste trabalho preventivo e também de conscientização da população é de extrema importância para evitar um crescimento ainda maior do número de casos no município — ressaltou a diretora da Vigilância em Saúde, Andréya Moreira.
De acordo com a Prefeitura, a Vigilância, por meio do Centro de Controle de Zoonoses e da Atenção Básica, já tem intensificado o combate permanente aos vetores, em ações preconizadas pelas diretrizes nacionais para a prevenção e controle de epidemias. “As ações integradas serão intermediadas pela secretaria de Governo, com objetivo de informar e conscientizar a população sobre o perigo das doenças”, explicou o secretário de Governo, Alexandre Bastos.
A secretária municipal de Saúde, Fabiana Catalani, ressaltou que a participação da população no combate aos vetores é essencial. “A população precisa a cada dia ter mais consciência de que a prevenção é sempre a melhor solução para evitar o aumento no número de casos das doenças, e isso deve ser feito o ano inteiro. Cada um deve fazer a sua parte e as principais medidas devem ser: tomar conta da própria casa e quintal, acondicionar o lixo doméstico de forma adequada, evitar água parada em vasos e pneus e outros recipientes e não jogar entulhos nas ruas”, concluiu.
Também participaram da reunião o secretário municipal de Desenvolvimento Ambiental, Leonardo Barreto; o superintendente de Limpeza Pública, Alfredo Dieguez; a subsecretária de Atenção Básica, Cintia Ferrini; o diretor do Centro de Referência de Doenças Infecciosas (CRDI), Luiz José de Souza; o superintendente de Postura, Victor Montalvão, e o diretor do CCZ, Marcelo Sales, além de representantes da secretaria municipal de Desenvolvimento Humano e Social e da secretaria de Educação, Cultura e Esporte.
Kits de teste rápido — Desde a última segunda-feira (14), a Vigilância em Saúde disponibiliza, em várias unidades, kits de teste rápido para detecção de dengue, zika e chikungunya. Cerca de 20 mil unidades foram recebidas do ministério da Saúde, por meio da secretaria estadual de Saúde. O resultado da análise sai em 20 minutos. Para ser submetido ao teste, o paciente tem que apresentar sintomas de uma das doenças.
Fonte: Prefeitura de Campos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS